Notícias

GE Celma acelera reparo de motores de avião no Brasil com solução Softtek

A GE Celma buscava uma solução que agilizasse processos críticos de reparos de motores aeronáuticos no Brasil. A companhia uniu forças à Softtek para desenhar um projeto que considera desde o fluxo de exportação e importação de equipamentos até a manutenção e a sustentação do ERP SAP.

A ferramenta tecnológica endereça demandas do Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (RECOF), uma medida criada pelo Governo Federal com o objetivo de agilizar a importação de insumos utilizados em produtos que serão exportados.

A provedora de TI formatou uma solução que atendesse o cliente quanto a peças usadas nos motores aeronáuticos revisados, reparados ou fabricados na unidade brasileira da GE Celma, em Petrópolis (RJ), e destinados ao mercado internacional.

Antes da adoção da ferramenta, um motor importado para o país demorava cerca de 12 dias para chegar às linhas da companhia. A tecnologia permitiu reduzir esse prazo para 5 a 7 dias, gerando aumento de eficiência e uma economia de quase 35% para a empresa, por transação realizada.

O ganho reflete diretamente no atendimento de clientes globais da companhia. “Atualmente, mesmo trazendo os motores da Europa e da Ásia para manutenção no Brasil, ganhamos agilidade de 20 dias na revisão dos equipamentos em relação à nossa concorrência global”, informa a empresa.

A implantação da tecnologia aumentou a capacidade de revisão e reparo de motores. “Em números absolutos, podemos dizer que passamos de aproximadamente 300 motores/ano para os atuais 400/ano”, estima.

“O principal ganho observado se refere à agilidade do processo, garantindo o fluxo alfandegário continuado. Além disso, o RECOF permite que as autoridades alfandegárias tenham maior visibilidade dos processos da empresa, uma vez que possibilita a fluidez dos processos industriais”, cita a empresa.

Inicialmente, a solução se dedicava apenas aos processos de revisão dos motores aeronáuticos. Com o passar dos anos, a empresa identificou a necessidade de ampliar a ferramenta utilizada para um modelo de industrialização que englobasse também os processos de montagem dos motores, permitindo com que o software passasse por um upgrade.

Hoje, a Softtek também é responsável pela sustentação de aplicações críticas dos processos de engenharia, produção e todo o fluxo de aquisição e armazenamento de material, cotação de serviços, e faturamento ao cliente final da companhia.

A GE Celma, há 63 anos em operação, já revisou cerca de oito mil turbinas de mais de 60 companhias aéreas espalhadas pelo mundo e conta com cerca de 1,7 mil funcionários diretos e indiretos. A empresa deverá investir US$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

Os recursos alinham-se a meta de atingir a capacidade de revisão de 500 motores aeronáuticos de grande porte por ano, fazendo com que a Celma cresça 50%. O valor será empregado na continuidade da expansão das instalações, na construção de mais um banco de testes e na formação de mão de obra.

Recent Posts

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

31 minutos ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

16 horas ago

Novo assistente de voz da Kyutai desafia líderes de mercado da IA

Em um evento realizado na última quarta-feira (03) em Paris, o laboratório de pesquisa em…

17 horas ago

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que…

18 horas ago

Profissionais de TI, educação e finanças são os que mais buscam conhecimento sobre IA

Profissionais das áreas de desenvolvimento de software (12,5%), educação (8,23%) e finanças (8,17%) são os…

19 horas ago

CISOs precisam alinhar melhor riscos com diretorias, indica estudo

O cenário das ameaças cibernéticas latentes está afetando a relação entre diretores de segurança da…

20 horas ago