Categories: Notícias

Firjan quer que governo estenda PNBL para PMEs

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do presidente, Eduardo Vieira, apresentou na quarta-feira (06/07) ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a proposta de inclusão das pequenas e médias empresas (PMEs) no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O setor industrial quer que PMEs tenham acesso à internet em banda larga com velocidade mínima de 15 megabites por segundo (Mbps), com garantia de fonercimento de, pelo menos, 20% da velocidade contratada, em 147 municípios, que concentram 51% da base industrial brasileira.

“Nós mostramos claramente que, para o Brasil ser um país vencedor, temos que mirar as melhores práticas do mundo, dos países com tecnologia de ponta. Na nossa banda larga, o download [recebimento de arquivos via internet] tem velocidade de tartaruga. Nós precisamos, efetivamente, ir adiante”, disse Vieira.

Para o presidente da Firjan, a internet é insumo básico para o desenvolvimento social e econômico. “O assunto é tão importante para nós quanto a energia elétrica no século 19”, comparou. Mesmo sem sair com uma resposta definitiva, Vieira acredita que o encontro foi positivo. “Melhor receptividade impossível. Ele [o ministro] entendeu que viemos advogar para sermos competitivos em termos de qualidade. É uma agenda absolutamente importante, não podemos brincar de querer competir.”

No documento entregue ao ministro, a Firjan alega que, com acesso à banda larga, “as empresas redefinem suas relações com fornecedores, clientes e distribuidores; viabilizam o compartilhamento de recursos entre matrizes e filiais; economizam gastos em viagens e deslocamentos; monitoram em tempo real plantas industriais, transporte e armazenamento; qualificam, educam e transferem conhecimento, criando assim, um ambiente adequado para a competição em nível internacional”.

O presidente da Telebras, Caio Bonilha, também participou do encontro. A Telebras é a estatal responsável pela implantação do PNBL.

Saiba mais:

Usuários devem ter internet a R$ 35 em três meses

ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

3 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

3 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

4 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

5 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

6 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

7 horas ago