Categories: Negócios

FGV aponta 4 tendências para o marketing em 2020

O coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, listou 4 tendências de marketing para o ano de 2020. Segundo ele, há um movimento de mudança em curso nessa área, aliado às novas tecnologias, que permite que as empresas melhorem seus serviços e experiência com o usuário, aumentando o reconhecimento e a reputação da marca e, consequentemente, a receita.

 

 

Neste novo cenário, o conteúdo visual será peça importante para agregar diferentes valores às estratégias de marketing. A pesquisa por voz mostra-se em exponencial crescimento e com sinais de que continuará a ser uma grande influência para marcas criarem conteúdo e se comercializam online.

 

 

“Com cerca de um quarto das residências nos EUA com Google Home, Amazon Echo ou outro alto-falante inteligente e 61% das pessoas, entre 25 e 64 anos, já usando um dispositivo de voz e pretendendo usá-lo ainda mais no futuro, fica evidente que este é um caminho sem volta. A voz guiará o mercado daqui frente”, alerta o professor da FGV. Confira a lista de tendências:

 

 

 

– Automação baseada em IA

 

 

André Miceli observa que com a estimativa de 12% de crescimento ao ano entre 2020 e 2022, os avanços da Inteligência Artificial permitirão que as empresas apliquem tecnologias de IA ao marketing. “Por trás de tecnologias como pesquisa por voz e chatbots, a IA tem auxiliado na otimização de processos de marketing, possibilitando um maior foco às estratégias e criação de melhores experiências para o consumidor”, opina o especialista.

 

– Vídeo ao vivo

 

Para o professor da FGV essa também pode ser uma ferramenta valiosa para marcas e negócios que querem se destacar em 2020. “O vídeo ao vivo é ótimo para chamar a atenção do público-alvo nas redes sociais, por exemplo, gerando o senso de urgência de consumo daquele conteúdo. E não se trata apenas de entretenimento: 90% dos consumidores afirmam que os vídeos ajudam a tomar decisões de compra”, sustenta André Miceli.

 

 

– Lifecycle marketing

 

 

Mesmo que a jornada do usuário viva um momento bem menos linear, o professor da FGV pondera que não é possível descartar o caminho já conhecido: conscientização, aumento de leads e prospects de clientes. De acordo com ele, o digital tem um papel fundamental na entrega efetiva desses pontos, principalmente na criação de uma experiência unificada para o cliente. “Ao levar em consideração a comunicação do ponto de vista do consumidor durante sua jornada, é possível criar estratégias de contato constantemente que, coordenadas para todo o ciclo de vida do cliente, permitem o aumento da retenção e das conversões”, explica Miceli.

 

[relacionadas]

 

– Privacidade do consumidor

 

 

Por fim, Miceli lembra que se em 2019 os escândalos de vazamentos de dados, o direito à privacidade digital e regulamentações mundo à fora, como a LGPD, em 2020 o marketing vai encarar seus desafios próprios quanto ao tema. Daqui pra frente, o especialista diz que setor precisará rever estratégias e seus argumentos quanto aos níveis de coleta e armazenamento dos dados de seus usuários.

 

 

“Além do mais, quais serão as “moedas de troca” para ter em seus bancos as peculiaridades dos consumidores — sejam por entregas mais segmentadas, cashback ou conteúdo de valor – a negociação com o usuário terá que ser outra. Dialogar com esta nova área que surge dentro das empresas, como os profissionais de Data Protection Officer, será o diferencial para quem quer ganhar mercado sem furar a legislação”, opina o professor da FGV.

 

 

[newsletter]

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

15 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

15 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

16 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

16 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

16 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

17 horas ago