Faculdade de Engenharia de Sorocaba Inaugura laboratório 4.0

Um projeto entre a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) e a Festo – fornecedora de tecnologias para automação industrial – proporcionará aos alunos da instituição de ensino ter acesso aos mais modernos recursos aplicados dentro das chamadas Smart Factories. A inauguração do Laboratório de Indústria 4.0 acontecerá no dia 12 de junho, em Sorocaba.

O investimento para essa iniciativa é de R$ 2,5 milhões e o grande objetivo do laboratório é capacitar os estudantes, preparando assim, futuros engenheiros capazes de aplicar as novas tecnologias em ambientes industriais. Baseado em um conceito de arquitetura aberta, o laboratório permite adequações e desenvolvimentos à medida que os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 forem integrados às aulas e aos projetos da instituição.

“Usando essas competências, as empresas terão mais competitividade no mercado de atuação, além de maior eficiência produtiva e melhor qualidade dos produtos. Os custos decrescem e a flexibilidade aumenta por meio de uma estrutura de dados bem definida, assim como um método para comunicação destes dados”, explica Felipe Anaya, Engenheiro da Festo responsável pelo projeto.

De acordo com ele, o laboratório integrará tecnologias convencionais de produção e conceitos avançados da Indústria 3.0, como máquinas de usinagem CNC, sensores, robôs, controladores e supervisórios com as tecnologias e conceitos chaves da Indústria 4.0.

 

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

2 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

3 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

4 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

4 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

6 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

6 horas ago