Características e benefícios do Function as a Service (FaaS) foram apresentados por Igor Macedo, consultor de ALM e DevOps da companhia ESX, no palco High Touch High Tech, durante o IT Forum Expo 2017. Atualmente, o palestrante é integrante do ALM Rangers, grupo de voluntários que constroem ferramentas e guias para comunidades na plataforma Visual Studio, e já atuou como analista, testador, desenvolvedor, arquiteto e como gerente de projetos.
“No universo da computação em nuvem o serverless computing é a substituição completa de um componente da aplicação por um serviço fornecido por terceiros. Já o FaaS permite que trechos de configuração da sua aplicação sejam executados sob demanda, sem você ter que se preocupar com servidores, disponibilidade, escalabilidade, etc.”, definiu Macedo.
Entre as aplicações nas quais essa tecnologia já tem sido utilizada estão processamentos baseado em timer, processamento de streaming em tempo real – para coletar dados, fazer processamento e salvar – processamento de eventos da própria nuvem e em APIs e microsserviços. “Em comparação a outros serviços em nuvem, há menos preocupações, e você paga somente pelo que usar.”
Os adeptos da tecnologia crescem cada vez mais. Em um cenário de rápidas transformações, ainda em 2016 entre 486 líderes de TI entrevistados nos Estados Unidos, 14% já tinham adotado a tecnologia.
A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…
As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…
A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…
Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…
A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…
A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…