Categories: Notícias

Estudantes criam site sobre chuvas para minimizar desastres

O projeto é pioneiro e tem como objetivo diminuir o risco de desastres por meio da ação conjunta entre poder público, sociedade civil, escolas e empresas. Para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a experiência pode servir de referência para outros municípios vulneráveis do País.

Para ampliar a participação da população no projeto Pluviômetros nas Comunidades, uma equipe de alunos e professores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da São Paulo (Unifesp) desenvolveu uma página na internet para disponibilizar informações e análises dos dados sobre chuva registrados pelos sete pluviômetros semiautomáticos instalados em Lorena (SP).

A página PluviApp faz parte do projeto Lorena Resiliente, uma parceria entre a prefeitura e o Cemaden, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O site possui interface de fácil acesso e de simples navegação com diversas informações sobre os pluviômetros semiautomáticos, sua localização geográfica e dados coletados em cada equipamento. Apresenta também gráficos e análise da evolução das chuvas por período.

“Só com uma rede eficiente, que envolve vários atores de diferentes áreas do conhecimento, termos informações sobre os impactos que as chuvas podem causar na cidade, fazer gestão de riscos e elaborar planos de ação. A experiência adquirida servirá como referência para que o Cemaden possa expandir a metodologia para outros municípios vulneráveis”, explicou o meteorologista Giovanni Dolif, do Cemaden.

* Com informações do MCTI

Recent Posts

Novos executivos da semana: NTT Data, PicPay e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

10 horas ago

Dica para estudantes: 10 cursos gratuitos de tecnologia para suas férias

É claro que descansar é importante e um direito de todos, mas estudantes também podem…

15 horas ago

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

1 dia ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

2 dias ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

2 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago