Categories: Notícias

Especial CRM Social: na web 3.0 plataformas são integradoras de dados

Que o processo de sociabilização da web é um movimento sem volta não é segredo para ninguém. E essa tendência, além de mudar a forma como as pessoas interagem com seus contatos por meio da internet, altera também a maneira como as soluções de tecnologia  são formatadas para um mercado cada vez mais colaborativo. E quando se trata de solução e interação humana, pensar em CRM é inevitável.

O conceito da Salesforce.com neste ambiente já é bastante conhecido. Mas não é apenas essa companhia que ingressa no movimento de social business. Companhias como IBM, Microsoft e MicroStrategy produzem soluções em um conceito social do mercado.

Por isso, o IT Web preparou um especial, dividido em três partes, sobre o movimento. Neste primeiro, o tema é integração, com a IBM.


Parte 2 – Especial CRM Social: movimento é aliado à consumerização

Parte 3 – Especial CRM Social: isca ao consumidor é segunda onda do movimento

 

 

A gigante  centenária de software IBM, por exemplo, já investe na linha social há alguns anos. ?Nossa visão é estender o conceito corporativo para os processos associados ao CRM. Quando falamos de social business, diferentemente de redes sociais, significa associar esses conceitos a processos de negócios. CRM é um deles, mas isso não impede o mesmo com marketing, RH, entre outros?, explicou Flávio Mendes, executivo de Social Business da IBM América Latina.

Na visão do executivo, essas tecnologias, como portal corporativo, e-mail, CRM e, de certa forma, todas as demais adotadas pelas empresas, devem convergir para o que ele chama de intranet social. ?Dentro deste ambiente, você tem todos esses conceitos de soluções, mas permeados pela rede social?, adicionou. A Big Blue já tem algo neste formato, o IBM Connections. A intranet corporativa ganhará, em meados deste ano, plug-ins com redes sociais, permitindo que não somente os colaboradores interajam dentro de um ambiente fechado, mas com o conceito de troca de informações com o mundo exterior. É como se a interface fosse o aglutinador de toda a vida online da pessoa.

?Supondo que você esteja navegando em um portal e encontra três notícias diferentes. Como saber a que tem mais valor? Se você tiver a avaliação de seus colegas de trabalho, opiniões de outros especialistas sobre aquele tema, fica mais fácil você tomar uma decisão. O conceito do social é convergir tudo para um ambiente único?, explicou, alegando que é difícil dizer se a s soluções tradicionais tendem para seu fim, mas que o futuro indiscutível é o de integração.  O desafio de conexão entre diferentes plataformas para permitir a evolução dos sistemas corporativos para um ambiente 3.0 é feito por meio de web services na IBM.

Saiba mais:

Web 3.0: 5 mil empresas de software morrerão no Brasil

Web migra de 2.5 para 3.0, diz IDC


IBM apresenta rede social corporativa com plug-in para Facebook e Twitter

IBM lança e-mail social que promete viver mais que Outlook

Michael J Fox abre Lotusphere 2012, da IBM, com foco em social business

 

 

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

12 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

12 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

13 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

14 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

15 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

16 horas ago