“Escolhi usar a tecnologia para mudar vidas”, diz neurocientista

“Tecnologia não é problema, nem solução. É apenas uma ferramenta incrível. No fim, todos os problemas são humanos e precisam de uma solução focada em humanos”. A definição é da neurocientista, tecnóloga e empresária norte-americana Vivienne Ming, que escolheu como usar a tecnologia. “Escolhi usar a tecnologia para mudar vidas.”

Uma das dez escolhidas da lista Women to Watch in Tech de 2013, da revista Inc., Vivienne é cofundadora da Socos, empresa que une machine learning e neurociência cognitiva para maximizar os resultados da vida dos estudantes e, consequentemente, na sociedade como um todo.

Para ela, o único propósito para atuar com tecnologia e pesquisa é fazer a diferença na vida das pessoas. “A tecnologia deve nos desafiar. Precisamos sair dela melhor do que quando entramos”, define a especialista, que participou nesta segunda-feira (23/4) do SingularityU Brasil Summit, realizado pela HSM e Mirach, em São Paulo (SP).

Exemplo pessoal

O propósito que Vivienne tanto destaca pode ser encontrado na sua própria casa. Há seis anos, quando seu filho passou mal, ela nem imaginava que traria todo seu propósito de vida para dentro de casa. Um momento difícil, mas que acabou impulsionando para uma das criações que mais lhe traz orgulho.

Seu filho foi diagnosticado com diabetes e, em meio a sua luta contra perda de peso, Vivienne lembra que ela e sua esposa, a também pesquisadora Norma Chang, se debruçaram sobre dados para encontrar uma solução para o filho. “Quebramos o Google Docs com tantos dados. Os médicos ficaram bravos quando enviamos os dados, mas é aí que falo que precisamos mudar nossa cabeça. Quando alguém mandar muitos dados, diga obrigado. Enviamos milhares de números e eles alguns (na prescrição médica)”, lembra.

Então, Vivienne comenta que parou de enviar dados e começou a mandar par si mesma. Ela desenvolveu um modelo preditivo de diabetes para gerenciar melhor os níveis de glicose de seu filho diabético. “Isso representa muito para mim. Fizemos a diferença na vida dele.”

Além de ajudar seu filho, ela também criou sistemas para prever episódios maníacos em pessoas com transtornos bipolares. A ferramenta identifica o estado emocional da pessoa por meio do celular. Segundo ela, o sistema prevê possíveis crises duas ou três semanas antes, a partir de comportamentos, o que ajuda a buscar formas de prevenção, sejam remédios ou até mesmo não ir ao trabalho.

Os dois casos são exemplos do que Vivienne escolheu para sua vida. “O que peço para todos é que olhem para as crianças e pensem como podem ajudá-las. Como seria o mundo se não milhares, mas milhões pudessem contribuir?”, finaliza.

Vivienne também é ehttps://itforum.com.br/wp-content/uploads/2018/07/shutterstock_528397474.webpsa visitante no Centro de Redwood de UC Berkeley para Neurociências Teóricas, onde ela prossegue sua pesquisa em neuropróteses. Ela faz parte dos conselhos de StartOut, The Palm Center, Emozia, Engender e Genderis Inc, e é conselheira de ciência da Cornerstone Capital, Platypus Institute, Shiftgig e Bayes Impact.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

1 hora ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

2 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

3 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

3 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

5 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

6 horas ago