Se aprovar o Termo de Ajuste de Conduta da Telefônica, em decisão esperada para o fim de março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será injusta. Conforme a Associação dos Provedores de Internet do Sul – InternetSul, independentemente de como seja realizado o processo de concessão do TAC, se ocorrer será um privilégio concedido à Telefônica, em detrimento de todos os demais players do mercado.
“A grande verdade é que a Telefônica é uma empresa com fins lucrativos. Ao conceder o TAC, a Anatel a estará privilegiando frente aos demais concorrentes do mercado, sejam eles grandes ou pequenos”, afirma Magnum Foletto, presidente da InternetSul.
No TAC, a Telefónica propõe substituir os cerca de R$ 3 bilhões que deve em multas à Anatel por investimentos de R$ 5,5 bilhões em melhorias e ampliação de sua infraestrutura no Brasil.
O plano contemplaria instalação de redes de fibra óptica em 105 cidades às quais a operadora afirma não haver quem atenda atualmente.
Entretanto, Foletto argumenta que, em levantamento prévio realizado por entidades representantes dos provedores de internet do país, já há provedores atuando e investindo em fibra óptica em vários desses municípios.
“Dessa forma, o TAC da Telefónica prejudicaria seriamente o plano comercial destes provedores, que empregam mão de obra local e investem na região com recursos próprios”, comenta o presidente.
Segundo o gestor, substituir as multas da Telefónica por investimentos em infraestrutura seria equivalente a trocar as multas devidas por um motorista ao Detran por investimentos deste em um carro novo.
“É como se o órgão de trânsito, em vez de cobrar o multado, o liberasse para usar o dinheiro da multa em um novo automóvel”, compara. “Isso é inaceitável. É injusto, discrepante, monopolizado. É, sem dúvida, prejudicial a todo um mercado”, dispara.
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…