Categories: Notícias

Entenda por que TI pede aumento da alíquota para 3% em todos os setores

No começo do ano, as empresas foram pegas de surpresa quando o governo lançou Medida Provisória para revisar as regras da desoneração da folha de pagamento de 56 setores produtivos, incluindo tecnologia da informação e comunicação (TIC). O setor de TIC foi um dos mais afetados, já que antes companhias do segmento recolhiam 2% do faturamento para a contribuição da previdência de seus funcionários e passarão a pagar 4,5% da receita.

A matéria, aprovada em 25 de junho, ainda aguarda análise do Senado (PLC 57/15) e segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ela será votada ainda nesta semana.

A esperança do setor de TIC é que alguns ajustes sejam feitos. De acordo com Manoel Antonio dos Santos diretor Jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), as empresas aceitam aumento de 50% passando de 1,5% para 3%, mas para todos os segmentos econômicos beneficiados com lei. “Para algumas empresas, isso é interessante. Para outras, é um problema”, sintetiza.

Ele explica que para companhias que têm folha de pagamento inferior a 10% da receita ou mais de 10% da receita, o regime atual é bom. “Já a alíquota de 3%, interessaria para quem folha superior a 15%”, enumera.

A proposta de aumento para 3% foi apresentada para o governo no mês passado pela Abes, Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e o Sindicatos dos Empregados de Processamento de Dados de São Paulo.

Se mantido da forma que está, a Medida Provisória, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), vai resultar no fechamento de 10% dos postos de trabalho em razão da elevação das taxas de contribuição previdenciária sobre o faturamento bruto das empresas. Quando foi aprovada em 2011, a desoneração gerou, até o ano passado, 88 mil postos de trabalho em TI.

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

9 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

10 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

11 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

11 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

12 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

13 horas ago