Categories: Notícias

Empresa inglesa de segurança inicia operação no Brasil

Criada em 1985 no Reino Unido, a Sophos começou seu trabalho como empresa de antivírus. Com o passar dos anos, a fabricante incrementou seu portfólio e hoje conta com soluções que vão desde segurança de rede à endpoint. O crescimento da companhia, que fechou o ano fiscal 2016, encerrado em março de 2016, com receita global da US$ 478,2 milhões, ganhou forte impulso com sua expansão internacional, intensificada em 2008.

Agora, a fabricante quer consolidar-se na América Latina e para isso, contratou há alguns meses Oscar Chavez-Arrieta, vice-presidente de Vendas da Sophos para América Latina, e Marcos Tabajara, diretor-geral da operação brasileira da Sophos. Tabajara tem longa trajetória no mercado de segurança da informação com mais de 15 anos de experiência como diretor de canais e country manager em companhias como Symantec, Intel Security, SourceFire (Cisco), NetIQ e Internet Security System (ISS).

O executivo conta que em solo nacional a Sophos tinha tímida presença em função da aquisição da Cyberoam em 2014, que mantinha escritório local. A estratégia atual, totalmente amparada no canal, é conquistar o mercado brasileiro focando em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e toda a Região Sul do País.

Ele explica que a empresa conta com produtos para todos os portes de companhias. Contudo, o foco serão os médios negócios. Para se ter uma ideia, hoje, globalmente, 20% do faturamento da fabricante é originário das grandes corporações. 

“Temos no Brasil 235 canais cadastrados, além de trabalhar com essa base, estamos em contato com parceiros dos concorrentes. Quando entram em nosso programa, diferentemente de outros fabricantes, as empresas já ingressam na categoria mais alta, assim elas se sentem motivadas para conquistar a meta”, explica o executivo, adiantando, ainda, que o programa oficial de canais será reformulado e relançado em agosto com foco em capacitação e geração de demanda. 

Também em agosto entra em operação um novo programa de canais específico para Provedores de Serviços Gerenciados. A ideia do MSP Connect é fornecer acesso ao portfólio da Sophos por meio de plataforma de gerenciamento centralizado, a Sophos Central. Nesse espaço on-line está oSophos Central-Partner, painel que permite que os MSPs adicionem clientes, promovam serviços cross e up-sell, gerenciem receita e tenham perspectiva em tempo real de todas as atividades do cliente. 

História de sucesso
O líder da operação nacional da Sophos acredita que a empresa “tem tudo para escrever uma história de sucesso no Brasil”. Em sua avaliação, os segmentos financeiro, saúde e indústria estão ampliando os investimento em segurança e há oportunidades nessas áreas. Além disso, pontua, há uma mudança no mercado em relação à cultura de proteção, que ganhou status corporativo.

Outra aposta do executivo é que os fornecedores estão passando por uma fase de fusão e aquisição, muitos delas sendo comprados por companhias que não têm estratégia em segurança, abrindo oportunidades para empresas mais experientes no tema. 

O executivo está otimista quanto aos resultados e acredita que o segundo semestre será positivo. “Passamos por instabilidade política e econômica, mas continuamos a ter o maior PIB da América Latina. Há chances de crescimento”, finaliza. 

Recent Posts

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

9 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

10 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

11 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

11 horas ago

Binance Pay cresce 57% em volume de transações no 1º trimestre de 2024

A Binance, plataforma global de negociação de criptomoedas, divulgou recentemente que seu serviço de pagamento…

12 horas ago

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o…

13 horas ago