Categories: Notícias

Em pesquisa, empresários afirmam que tecnologia deve impulsionar negócios

As novas tendências tecnológicas já impactam fortemente a gestão de negócios das companhias. A conclusão é de um estudo divulgado na quarta-feira (28/08), durante o EMC Forum 2014, em São Paulo. O levantamento, realizado pela fabricante com 92 empresário brasileiros dos setores público e privado, mostra que 85% dos entrevistados acreditam que os conceitos de big data, cloud, social e mobilidade devem alavancar os seus negócios, garantindo, inclusive, vantagens competitivas.
De acordo com a pesquisa, as empresas consideram o departamento de TI como estratégia-chave para o crescimento de suas companhias. Para 46%, a expectativa está na criação de novos produtos e serviços, já outros 38% – em sua maioria empresários do setor financeiro – o desejo é que TI ajuda na gestão das operações de negócios de missão crítica. A melhoria da experiência dos clientes foi destacada por 35% dos executivos ouvidos.
No entanto, mesmo com boas expectativas em relação as novas tecnologias, 76% dos entrevistados apontaram considerar um desafio treinar e formar profissionais de TI para ganhar agilidade diante do novo cenário. Por outro lado, 61% acreditam que suas organizações possuem um alto nível de habilidades e conhecimentos em TI para alcançar as prioridades de negócios.
Redefinindo a TI e planejando o futuro
Durante o evento, o vice-presidente sênior da organização de serviços da EMC Corporation, Thomas Roloff, abordou aspectos considerados essenciais para a redefinição dos negócios baseado nas estratégias de TI, trazendo para reflexão, inclusive, um pensamento onde tais tendências praticamente se convergem. “É possível unir essas quatro grandes tendências para criar uma nova experiência para os clientes. Nós vemos muitas empresas se reinventando por meio do uso de softwares”, explica.
Na visão do executivo, a união dos conceitos irá tornar as empresas mais eficientes, possibilitando que elas encontrem novas fontes de renda e possam atender os clientes de novas maneiras, permitindo aproveitar melhor os recursos financeiros. Para isso, no entanto, ele acredito que é preciso absorver essas tecnologias de maneira mais efetiva. “Nossos ativos de TI não são maiores que os da empresa, as empresas não dão mais dinheiro para que a gente possa fazer as coisas, é necessário provar a importância e conseguir esse dinheiro”, provocou.

Recent Posts

SpaceX planeja 120 lançamentos anuais na Flórida, preocupando as concorrentes

A SpaceX, liderada por Elon Musk, está planejando lançar seu foguete Starship até 120 vezes…

20 minutos ago

Criptomoedas: Silvergate Bank é acusada de fraude bilionária por agência reguladora dos EUA

O Silvergate Bank está no centro de um escândalo financeiro após a Comissão de Valores…

1 hora ago

5 dicas para usar de forma efetiva a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) foi considerada a palavra do ano de 2023 pelo dicionário inglês…

2 horas ago

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

18 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

19 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

19 horas ago