E-commerce salta quase 25% de janeiro a julho, segundo índice MCC-ENET
As vendas cresceram 15,76% no período, reforçando uma tendência de aceleração das compras online
O e-commerce brasileiro cresceu 24,35% no faturamento e 15,76% nas vendas nos primeiros de janeiro a julho, de acordo com o MCC-ENET, levantamento conduzido pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
“Chegamos a 11% do consumo acumulado em 12 meses, no período que se encerrou em junho, feito através da Internet, um marco importante para o segmento, que poderá ser superado nos próximos meses, dada a tendência de aceleração das compras online”, analisou Gastão Mattos, responsável pela divisão de varejo online da camara-e.net.
As vendas online saltaram 2,71% entre junho e julho. O faturamento do setor aumentou 0,21% no período.
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O e-commerce respondeu por 12,2% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção) em junho. No acumulado dos últimos 12 meses, a participação foi de 11%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBG.
De acordo com o MCC-ENET, cerca de 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online entre abril e junho, alta de 1,3 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior (17,2%). Quando comparado com o mesmo período em 2019 (10,1%), houve crescimento de 8,4 pontos percentuais.
Já nas vendas por segmento, o destaque fica por conta de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%); móveis e eletrodomésticos (27,8%); e tecidos, vestuário e calçados (10,1%).
No recorte regional, os resultados foram: Nordeste (5,89%); Centro-Oeste (5,48%); Norte (3,00%); Sudeste (2,48%) e Sul (−0,89%). Já no acumulado do ano, a composição ficou assim: Nordeste (34,26%); Centro-Oeste (33,66%); Norte (24,39%); Sul (18,94%) e Sudeste (9,46%).