Notícias

‘Digital first’: empresas responderam rápido à crise com inovação

Nos últimos meses, a digitalização ganhou força em função da crise e da necessidade gerada em fornecer no ambiente on-line a mesma qualidade na prestação de serviços e atendimentos experimentada de forma presencial. Como resultado, o ‘digital first’ foi uma das principais mudanças impostas pela pandemia e uma resposta aos novos hábitos dos compradores de tecnologia.

“Empresas passaram a priorizar tecnologias que iam demorar 12 ou mais meses para serem implementadas”, comentou Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria de Enterprise da IDC Brasil, em entrevista ao IT Forum 365.

A IDC buscou entender o pulso da pandemia no Brasil e identificou que mais de 56% dos negócios endereçaram temas que não estavam na pauta, como trabalho remoto e canais digitais. “Cerca de 26% [dos respondentes da pesquisa] apontaram que a pandemia acelerou temas que estavam na pauta prioritária”, completou ele, dizendo que acredita que essa é uma mudança perene e não de contingência. Cloud, ferramentas de colaboração, comunicação, segurança e serviços estiveram em alta, listou.

Levantamento realizado pela fintech norte-americana Intuit QuickBooks, desenvolvedora de software de gestão para PMEs e escritórios contábeis, identificou que esse cenário passou a ser comum também nos negócios menores.

O estudo indicou que quase metade das pequenas empresas brasileiras (49,7%) está mais digital agora, pós-crise da Covid-19. Entre as ferramentas escolhidas para o período de isolamento estão aplicativos que facilitam a comunicação remota e a criação de comércio eletrônicos (e-commerce).

Na visão de mais de mil entrevistados pela Intuit QuickBooks, a adoção de ferramentas possibilitou migrar a operação das empresas para o home office (53,5%) e contribuiu para melhorar o relacionamento com o cliente, ter processos mais ágeis e conquistar novos consumidores (55%).

Dois anos em cinco meses – Em reportagem especial do IT Forum 365, líderes da Dell Technologies, SAP, Oracle, IBM, Totvs, Compasso UOL e Microsoft Brasil avaliam os impactos desse cenário e os projetos que ganharam escala em meio à pandemia. Acesse o conteúdo completo aqui.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

27 minutos ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

52 minutos ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

2 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

2 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

4 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

5 horas ago