Notícias

Desinstalação de apps cresce 70% em 2020

Apesar de ter crescido ao longo de 2020, o mercado de aplicativos precisou enfrentar um desafio considerável no ano passado: o aumento da taxa média de desinstalação. Segundo dados de um levantamento da AppsFlyer, empresa de análise de marketing de aplicativos, o índice chegou a 53% no ano, um aumento de mais de 70% em relação a 2019.

De acordo com o estudo, mais da metade dos aplicativos baixados em 2020 são desinstalados em 30 dias. O número representa um comportamento global e é um sinal preocupante para as empresas: por conta das desinstalações, a perda média foi de US$ 57 mil por mês para apps.

Os tipos de aplicativo que mais perderam com desinstalações foram do setor de compras e alimentos, com um aplicativo de tamanho médio perdendo uma média de US$ 118.000 e US$ 114.000 dólares mensais, respectivamente, entre setembro e novembro de 2020.

Os aplicativos de saúde e condicionamento físico performaram melhor na retenção de usuários, com um aplicativo de tamanho médio perdendo em média US$ 46.000. O resultado é atribuído à busca por um estilo de vida mais saudável durante a pandemia e o isolamento social.

“Estar atento às taxas de desinstalação é muito importante para os profissionais de marketing, uma vez que podem entender o comportamento do usuário e deixar de impactar quem não tem interesse em seus aplicativos, gerando uma campanha de aquisição de usuários mais eficaz”, afirma Marlon Luft, gerente de marketing da AppsFlyer Brasil.

Um estudo da Digital Turbine, concluído no quarto trimestre de 2020, também trouxe mais informações acerca dos hábitos de brasileiros com apps. Segundo a pesquisa, mais de 37% dos brasileiros baixaram mais de vinte novos aplicativos entre julho e setembro de 2020, e 38% dos brasileiros afirmaram que instalam aplicativos com frequência.

A maneira como os usuários descobrem aplicativos pagos ou orgânicos, no entanto, influencia a taxa de desinstalação: aplicativos de redes sociais, de compras, jogos, utilitários e financeiros, que vieram pré-instalados no celular, têm índices de abandono de 5% a 45% mais baixas, quando comparados aos apps baixados por lojas ou anúncios.

Recent Posts

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

8 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

9 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

9 horas ago

Senior Sistemas adquire GAtec Gestão Agroindustrial

A Senior Sistemas acaba de anunciar a aquisição da GAtec Gestão Agroindustrial, empresa de tecnologia especializada…

10 horas ago

Acordo bilionário de IA entre Microsoft e G42 enfrenta dilemas de segurança nacional

Em maio, a Microsoft e a G42, uma empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes…

11 horas ago

Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o…

13 horas ago