Dell lança portfólio de servidores com conceito de tecnologia baseada em software
As megatendências de TI, como cloud computing, Big Data e mobilidade têm impulsionado o mercado de servidores. De olho nesse filão, a Dell lançou hoje (8/9), a família Dell PowerEdge 13G, composta por cinco modelos que trazem o conceito de software definido para storage (software defined), prometem acelerar as aplicações e reduzir o tempo de gerenciamento.
Raymundo Peixoto, vice-presidente de Soluções Enterprise para América Latina da Dell, explica que, hoje, a transformação da tecnologia é enorme. O atual cenário de negócios exige simplificação da TI. “Isso é possível por meio das soluções definidas por software, garantindo velocidade de implementação”, afirma.
Segundo ele, antes mesmo do lançamento de qualquer solução, a Dell conecta as áreas de software e enterprise para que as tecnologias estejam em linha com essa tendência. Peixoto relata que as companhias de todos os portes e segmentos já estão em busca de tecnologias que promovem o casamento do software com o hardware.
Estudo divulgado pela Dell em parceira com a Intel, realizado com 800 decisores de TI em oito países incluindo o Brasil, endossa a questão. “Em solo nacional, 74% das empresas afirmaram ter implementado soluções de armazenamento definido por software. Esse novo universo é maior do que imaginávamos”, diz.
Os servidores PowerEdge R730xD, R730, R630 e a torre PowerEdge T630 já estão disponíveis no Brasil e o blade PowerEdge M630 terá disponibilidade anunciada em breve, de acordo com a Dell. Rodrigo Cabral, gerente de Marketing de Soluções Enterprise, explica que a linha foi pensada para incorporar as tendências de cloud, mobilidade, Big Data e ambientes definidos por software. Os resultados dessa abordagem para os negócios incluem redução do custo total de propriedade (TCO), diminuição do tempo de implementação, aumento da performance e escalabilidade, lista.
Cabral afirma que as soluções são voltadas para as médias e grandes empresas. Até o final deste ano, adianta, serão anunciadas tecnologias para os pequenos negócios. A expectativa da empresa com o 13G é consolidar sua posição de líder no mercado nacional. “Um desafio para nós, que já temos quase 40% do mercado”, reconhece o executivo.
O gerente de Marketing conta que a estratégia para atacar o mercado são os parceiros, que somam mais de 400 no Brasil, além dos distribuidores. “Os canais já passaram por um treinamento inicial e estão aptos a comercializar as tecnologias”, comenta.
Software como diferencial
Há quatro anos, a Dell optou por investir em software para agregar valor ao hardware. De lá para cá, a empresa adquiriu 23 companhias, sendo 13 de software e 5 com presença no Brasil para fortalecer o posicionamento na área. Entre os negócios adquiridos pela Dell estão organizações de gestão de data center e nuvem, gerenciamento de inovações e de forma de trabalho móvel, detalha Rubia Celai Coimbra, diretora de Vendas da Dell Software. “Software é fundamental em nossa estratégia, que está baseada em três pilares: simplificar a TI, mitigar riscos e acelerar resultados”, pontua.
Atualmente, a Dell Software fatura R$ 1,8 bilhão e a expectativa é atingir R$ 2 bilhões em 2014. No último ano, 60% das soluções foram vendidas por meio de parceiros e 38% das vendas foram realizadas por meio do canal. As soluções de segurança registraram crescimento de 100%. “Obtivemos também aumento de 43% no primeiro semestre, sendo que o mercado registrou salto de 10%. O Brasil apresentou melhor performance entre as Américas”, completa.