Delivery de tudo e o futuro do eCommerce
Aplicativos de entrega versus ecommerce: o uso das duas soluções e o futuro
Nos últimos meses temos visto nossas cidades sendo inundadas por mochilas do iFood, Rappi, UberEats, e outros, correndo de um lado para o outro das cidades para entregar nosso almoço, novo par de tênis ou nossas cápsulas de café. Recentemente uma das minhas empresas fechou parceria com um aplicativo de “Delivery de Tudo”, então comecei a avaliar o que tem mudado no mercado ultimamente.
Delivery de Tudo
Já pensou (experimentou) receber de tudo onde você estiver? De comida a dinheiro sacado no caixa eletrônico? Nesses novos apps como a Rappi e a falecida Glovo (no Brasil) é possivel.
Certo dia um dos diretores da Rappi me contou uma história inusitada e que ilustra bem essa nova onda. “Semana passada a cliente estava numa festa de casamento ou formatura e sua meia calça rasgou. Ela pediu o mesmo modelo, cor e tamanho no nosso aplicativo, recebeu em 25min, foi no banheiro da festa e se trocou”, me disse.
Claro que ela poderia ter pedido num eCommerce, mas receberia apenas daqui 2 dias no melhor dos casos.
eCommerce
Agora imaginem que vocês precisam comprar uma TV nova para sua casa ou escritório, não cabe na “bag” do motofretista. Ou então um celular novo. Você pesquisa nos sites, compara preços, especificações e pede não se importando tanto se ele chegará daqui 2 ou 5 dias.
Delivery de tudo versus eCommerce
Ilustrei alguns casos interessantes, nos quais uma das soluções funciona e a outra nem tanto. Temos visto o serviço “Delivery de Tudo” abocanhando uma fatia cada vez maior tanto do eCommerce quando do varejo tradicional, pois facilita a vida e trabalha a favor da preguiça do consumidor.
O que tenho verificado cada vez mais é que para compras planejadas, devemos utilizar cada vez mais o eCommerce, e para o dia a dia, o delivery de tudo desde que caiba na mochila do entregador. Sujou sua camisa e você tem numa reunião importante em seguida? Delivery de tudo. Quer comprar um presente de dia dos pais? eCommerce.
E assim a vida segue.
O que recomendo é que, se você tem um negócio que pode utilizar qualquer uma das duas soluções, ou até ambas, pesquise e teste, como consumidor mesmo.
Essa sua experiência pode ajudar o seu negócio a dar o próximo passo.
*Dennis Nakamura, 36, empreendedor, paixonado por tecnologia e comida. Engenheiro financista , Mentor de Negócios na Oracle, um dos sócios fundadores da Relp! Aceleradora de Restaurantes