Categories: Notícias

Copernic – o buscador definitivo?

Há algumas semana atrás eu fiz uma coluna comparando dois programas para localizar arquivos e documentos no PC, o MSN Search e o Google . Durante as discussões que seguiram o artigo alguns usuários citaram outros programas e eu me determinei a testá-los e retornar ao assunto. Aqui estamos de volta. Devo citar especialmente os usuários f.vianna , Enumerador e o MarcosRH que insistiram comigo com o Copernic.

[singlepic id=8383 w=320 h=240 float=]

Antes do Google ser esta unanimidade que é hoje para buscas na Internet usava-se Altavista, Yahoo e um amigo tinha me apresentado um programa para PC para buscas na Internet. Eu torci o nariz pois para que iria precisar de um programa se os sites das respectivas empresas faziam o mesmo serviço? Mas o tal Copernic era “o cão”!! Ele se baseava em buscas em vários mecanismos simultaneamente e eliminava as URLs repetidas. Mesmo hoje em dia se você buscar alguma coisa no Google, MSN ou Yahoo pode haver diferenças. Depois disso nunca mais ouvi falar até que os amigos aqui do ForumPCs levantaram seu nome na discussão anterior.

Resumindo a história, depois de ter testados os outros programas e por último o Copernic, este é o titular dessa função de buscador em meu PC hoje em dia. Mas porque? Ele é leve e rápido. A indexação original demorou várias horas, mas foi mais ágil que os outros dois produtos por mim testados. Mas há mais que um rápido começo. Ele é muito “transparente”, ou seja, ele trabalha em segundo plano e nunca se percebe ele trabalhando. O MSN Search também me agradou muito, mas ele às vezes “pesa” e a máquina fica mais lenta, menos responsiva.

Um grande “mimo” é a interface básica do Copernic que se instala na barra de tarefas. Há um local para se digitar a palavra, título, texto etc. sendo procurado. Ao se iniciar esta digitação um quadro com diversas opções para que a busca seja mais focada : e-mails, arquivos, músicas, fotos, contatos etc. O padrão é buscar sempre em todas as categorias mas se escolher o grupo nessa tela o universo já restringe um bocado e não apareceram centenas de títulos. Opcionalmente buscas na Internet também podem ser feitas.

[singlepic id=8384 w=320 h=240 float=]

O uso “matador” deste tipo de ferramenta é mesmo para procurar e-mails. Eu sou um dos malucos que tem quase 2 Gbytes de e-mails em seu Outlook. São e-mails desde 1999, mais de 35000 espalhados em diversas pastas. Após fazer a fase um da busca, que seria digitar uma palavra na barra de tarefas e ENTER, aparece a interface completa de busca do Copernic. Nesta outras seleções podem ser feitas e funcionam em tempo real, ou seja, na medida que se digitam quaisquer letras no campo de busca este diabólico programa já vai aplicando seus filtros em tempo real e delimitando cada vez mais o universo (seja e-mails ou arquivos ou qualquer outro tipo de dado sendo buscado). Na tela abaixo é mostrado o resultado de uma busca na qual os e-mails estão em destaque mas sou informado de que há 11 arquivos diversos que contém as palavras da busca.

[singlepic id=8385 w=320 h=240 float=]

Os diversos tipos de arquivo têm suporte a pré-visualização no painel do Copernic (Excel, Word, PowerPoint, PDF, JPG, etc.). Assim nem precisamos abrir o arquivo para ver o conteúdo e ao contrário do Google Desktop a formatação é perfeita e as palavras chave da busca são marcadas em destaque no texto ou nos nomes dos arquivos. O MSN Search oferece um serviço a mais não encontrado no Copernic, que era útil para mim mas não é indispensável : busca nas anotações do Outlook (aqueles papeizinhos amarelos com lembretes). Foi só o que perdi ao trocar o MSN pelo Copernic.

Mas voltando aos e-mails, há opções bem úteis para que uma busca mais aprimorada seja feita. Veja na tela abaixo todas as opções extras para busca por e-mail, lembrando que funcionam “on-line” (ao digitar o resultado já é apresentado no lado direito). Só para finalizar, anexos também são vasculhados!

[singlepic id=8386 w=320 h=240 float=]

Obviamente não poderia deixar de passar para os amigos a URL para download gratuito do Copernic para quem como eu quiser testar o Copernic :

No meu caso foi amor à primeira vista. Será assim para você?

Recent Posts

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

24 minutos ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

44 minutos ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

56 minutos ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

1 hora ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

5 horas ago

Zero Trust não é sobre autenticação, é sobre decisão em tempo real

por Bruno Paiuca Dentro da jornada de digitalização dos ecossistemas de segurança, a validação e…

5 horas ago