Alô, IA: como a inteligência artificial pode beneficiar o atendimento ao cliente
Hoje em dia, é bastante incomum discar o número de algum suporte e ser atendido por seres humanos. Afinal, a automação do atendimento ao cliente não é um processo tão novo assim.
Segundo um estudo levantado pela Salesforce, 46% das organizações de serviços no Brasil utilizam inteligência artificial. A seguir, confira como o atendimento ao cliente pode ser beneficiado pela implementação de IA:
Uma inteligência artificial é capaz de pular muitas etapas do atendimento ao cliente e até resolver problemas de maneira integral. Assim, o tempo de ambas partes é otimizado.
1. Otimização de tempo
Uma IA é capaz de redirecionar problemas específicos para departamentos especializados. Assim, os próprios funcionários do SAC podem organizar melhor os casos dos clientes.
2. Conexão entre departamentos
Uma inteligência artificial pode atender a inúmeros clientes de uma vez, diferentemente de funcionários humanos.
3.Atendimento em larga escala
O trabalho de uma IA é assertivo. Afinal, esse tipo de tecnologia é desenvolvida para solucionar problemas de maneira objetiva, rápida e com o mínimo possível de falhas.
4. Redução de erros
O maior beneficiado é o cliente. A IA está disponível para atendimento 24h e soluciona problemas em tempo real.
5. Foco no cliente
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