Alô, IA: como a inteligência artificial pode beneficiar o atendimento ao cliente

Hoje em dia, é bastante incomum discar o número de algum suporte e ser atendido por seres humanos. Afinal, a automação do atendimento ao cliente não é um processo tão novo assim. 

Segundo um estudo levantado pela Salesforce, 46% das organizações de serviços no Brasil utilizam inteligência artificial. A seguir, confira como o atendimento ao cliente pode ser beneficiado pela implementação de IA: 

Uma inteligência artificial é capaz de pular muitas etapas do atendimento ao cliente e até resolver problemas de maneira integral. Assim, o tempo de ambas partes é otimizado. 

1. Otimização de tempo 

Uma IA é capaz de redirecionar problemas específicos para departamentos especializados. Assim, os próprios funcionários do SAC podem organizar melhor os casos dos clientes.

2. Conexão entre departamentos 

Uma inteligência artificial pode atender a inúmeros clientes de uma vez, diferentemente de funcionários humanos. 

3. Atendimento em larga escala 

O trabalho de uma IA é assertivo. Afinal, esse tipo de tecnologia é desenvolvida para solucionar problemas de maneira objetiva, rápida e com o mínimo possível de falhas. 

4. Redução de erros 

O maior beneficiado é o cliente. A IA está disponível para atendimento 24h e soluciona problemas em tempo real. 

5. Foco no cliente 

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