Computerworld Brasil

DuckDuckGo estreia pesquisa com OpenAI e modelos de linguagem da Anthropic

O DuckDuckgo, mecanismo de pesquisa focado na privacidade do usuário, anunciou nesta quarta-feira (8) que está lançando um serviço de resposta instantânea a IA, que chama de Duckassist, como parte de um plano maior para integrar a IA em sua linha de produtos.

O Duckassist, resumidamente, é um sistema de IA generativa que usa a tecnologia dos fabricantes de ChatGPT OpenAI, bem como outra empresa de IA generativa, Anthropic, para gerar suas próprias respostas para certos tipos de pergunta.

Isso é feito sem rastrear as consultas do usuário e se atende a um conjunto específico de fontes de dados – como a Wikipedia e outras enciclopédias on-line respeitáveis. Isso é feito para minimizar a “alucinação”, que é o fenômeno em que a IA generativa simplesmente compõe uma resposta aleatória, fora de contexto, para uma pergunta, quando possui informações incompletas ou incorretas para continuar.

A empresa disse que o Duckassist usa o modelo de linguagem da DaVinci AI do OpenAI – não o ChatGPT – assim como o modelo Claude da empresa de IA Anthropic.

DaVinci é o mais poderoso e rico em recursos dos quatro modelos de linguagem da IA da OpenAI, embora sofra velocidade de processamento ao lado de modelos mais simplificados como Babbage e Ada, de acordo com a documentação do OpenAI. Claude é um grande modelo de linguagem projetado como um concorrente para o ChatGPT, que adiciona restrições projetadas para limitar as respostas prejudiciais ou imprecisas.

Duckduckgo alertou que o Duckassist é um trabalho em andamento e pode não gerar respostas precisas 100% do tempo. Ele também está sendo eliminado do mecanismo de pesquisa, para que não seja exibido para todas as consultas aplicáveis imediatamente. Mas é o passo de um plano mais amplo para usar a IA em busca, de acordo com DuckDuckgo.

“Este é o primeiro de uma série de recursos generativos assistidos pela AI que esperamos lançar nos próximos meses”, de acordo com uma postagem no blog da empresa. “Queríamos que o Duckassist fosse o primeiro, porque achamos que pode ajudar imediatamente os usuários a encontrar respostas para o que estão procurando mais rapidamente”.

Embora mais detalhes sobre os futuros planos de IA do Duckduckgo não estejam próximos, o mecanismo de busca observa que é mais provável que o Duckassist apareça nos resultados de pesquisa para perguntas que têm respostas claras que poderiam ser fornecidas pela Wikipedia ou similares, e que consultas objetivas eram mais prováveis para produzir uma resposta que não seja esquisita. O Duckassist está disponível agora para teste através dos aplicativos e extensões de navegação da empresa.

Recent Posts

Apple adia lançamentos na UE devido à regulamentação focada em big techs

A Apple anunciou que não lançará suas mais recentes tecnologias na União Europeia este ano,…

8 minutos ago

Gartner: CIOs enfrentam cobranças por valor, mas orçamentos estão apertados

Os CIOs de todas as regiões do mundo estão enfrentando pressão crescente para demonstrar resultados…

1 hora ago

6 oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

IA dá vida a personas digitais criadas pela NTT Data

Os profissionais dedicados, principalmente, as áreas de marketing e produto de empresas, estão acostumados com…

2 dias ago

Segurança nacional: Estados Unidos proíbem venda de software da Kaspersky

A partir de 20 de julho, a Kaspersky estará proibida de comercializar seu software para…

3 dias ago

Manufatura brasileira avança em digitalização, mas está longe de ser ‘indústria 4.0’

As indústrias brasileiras avançaram na digitalização de suas operações, mas o conceito de indústria 4.0…

3 dias ago