Compartilha informações com desconhecidos? Você está em risco

Nova pesquisa da Kaspersky Lab traz um panorama dos hábitos de compartilhamento de informações on-line e revela como os usuários de todo o mundo, incluindo Brasil, Colômbia e México, colocam seus dados confidenciais em perigo, principalmente pela maneira como eles compartilham em seus dispositivos.

De acordo com o levantamento, as pessoas que compartilham seus dados com outros são mais propensas a correrem riscos em sua vida digital – por exemplo, quase metade dos usuários que dividem seus dados on-line experimentaram a perda de dados em seus smartphones (47%).

Na América Latina, 92% dos usuários compartilham fotos e vídeos de suas viagens, 73% compartilham fotos e vídeos de seus filhos e 30% compartilham senhas, e isso inclui o “Lembrar Senha” – quando o usuário acessa sua conta em determinados sites e aplicativos.

Os riscos são ainda maiores para aqueles que compartilham informações com estranhos, sendo que 59% dos usuários de smartphone admitem que perderam suas informações ao compartilhá-las com estranhos. Na América Latina, 21% dos usuários estão propensos a compartilharem seus dados com desconhecidos.

Perda de dados

Entretanto, as chances de perda de dados são comparativamente pequenas entre aqueles que não compartilham suas informações com outras pessoas. O relatório indica que daqueles que não compartilham dados, apenas uma pequena parcela perdeu seus dados – 13% no smartphone, 23% em seu computador e 4% em seu tablet.

“Nossa pesquisa mostra que, quando as pessoas compartilham dados digitalmente, elas são mais propensas a enfrentar problemas nos dispositivos e perder dados, colocando suas vidas digitais em risco”, comentou Andrei Mochola, chefe de negócios de consumo da Kaspersky Lab.

As pessoas que compartilham seus dados mais preciosos digitalmente também relataram uma ampla gama de problemas com seus dispositivos. Nos smartphones, as questões mais comuns incluem anúncios intrusivos (51%, em comparação com 25% dos usuários que não compartilham), problemas de duração da bateria (41%, em comparação com 17% das pessoas que não compartilham), aplicativos que operam em seu dispositivo sem o seu consentimento (19%, em comparação com 6% dos usuários que não compartilham) e infecções de malware (14%, em comparação com 4% das pessoas que não compartilham).

Recent Posts

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

13 horas ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

1 dia ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

1 dia ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

2 dias ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

2 dias ago