Categories: Notícias

Como inovar os negócios mesmo com o budget apertado?

O cenário econômico atual do Brasil não é dos melhores e as empresas se veem obrigadas a segurar os investimentos para não gastar mais do que permite o budget programado. Diante desse cenário, manter-se atualizado e inovar, sem correr grandes riscos, é desafio constante.

Mas superá-lo é algo que o vice-presidente de tecnologia e infraestrutura Antonio Luiz Fuchino fez com maestria na Empresa Brasileira de Correios. Sua experiência nesse jornada foi apresentada no Intercâmbio de Ideias que aconteceu durante o IT Forum 2015, realizado de 17 a 21 de abril na Praia do Forte (BA).

Fuschino, juntamente com sua equipe de TI, conseguiu implementar serviços para facilitar a entrega de produtos e, consequentemente, conter gastos.

Mobilidade
Por ter como principal serviço a entrega de correspondências, os Correios se consideram uma empresa móvel. E nada mais natural do que investir em tecnologias móveis para transformar e inovar os negócios. Dessa forma, surgiram três projetos, de acordo com o executivo.

O primeiro deles visa agilizar o trabalho de preparação do carteiro antes de sair do centro de distribuição e mitigar as indenizações ocorridas com atraso de entregas. Para isso, os profissionais receberam smartphones, que sincronizam os dados com a central durante o dia.

O segundo projeto consistia na interatividade postal, ou seja, os Correios podem interagir com o destinatário ao longo do percurso de entrega via SMS.

O terceiro, e último projeto, ainda está em fase de implementação e consiste em facilitar a forma como o aviso de recebimento (AR) chega aos seus clientes.

Com o sucesso da iniciativa, os investimentos em novas ideias continuam. Para esse ano, Fuschino adiantou que os Correios começarão a estudar dispositivos vestíveis, drones e impressão 3D.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

5 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

6 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

7 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

7 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

8 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

9 horas ago