Como a tecnologia 5G vai impactar as fraudes via mobile

Outro processo que deve receber maior atenção das empresas com a chegada do 5G é o Onboarding

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9:30 am - 06 de julho de 2022
5G 5G - Kyndryl

No começo deste mês, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prorrogou o prazo de implementação da tecnologia 5G nas capitais do Brasil. Se antes a entrega das primeiras antenas era até o fim de julho, agora as telefonias poderão instalar a tecnologia até setembro. O fato é que o assunto é muito debatido pelas corporações, que anseiam pelo desenvolvimento de novas tecnologias para atender novas demandas. Já para o público final, a expectativa é que com o 5G, uma conexão mais barata, seja possível ter uma conectividade maior em qualquer região do Brasil. Fato que o 4G não entrega: estima-se que 89 municípios do país não contam nem com o 4G, segundo também a Anatel. Mesmo com um cenário promissor, a chegada do 5G também deve servir de alerta para todos os públicos.

O Brasil já é considerado a seara da fraude. Somente em 2021, o Brasil teve quase R$ 6 bilhões em fraudes evitadas, de acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale. Não à toa, com a chegada da tecnologia 5G é muito preocupante por diversos fatores. Por ser mais barata, a tendência com o 5G é uma cobertura mais ampla, com uma conectividade maior, levantando até mesmo a realidade virtual para locais distantes de centros urbanos como as zonas rurais. Com o aumento da cobertura, o objetivo é que mais usuários sejam inseridos no mundo mobile e fiquem mais vulneráveis às fraudes e ataques cibernéticos. Esta preocupação é conhecida como ‘Engenharia Social’, um ato que consiste em uma ação humana, dotada de má fé, aproveita da ingenuidade e falta de conhecimento de um usuário para persuadi-lo. E, assim, conseguir os dados necessários para fraudes como: emissão de cartão de crédito, compras feitas em e-commerce, empréstimos e outros.

Com o 5G, acredita-se que golpes por meio da ‘Engenharia Social’ sejam praticados cada vez mais e entre eles estão: Pretexting, Baiting e o campeão deles, o Phishing, que basicamente consiste em criar perfis falsos ou links falsos para coletar informações dos usuários. De acordo com dados do relatório Strategic Security Survey produzido pela Dark Reading, cerca de 53% das empresas citaram esta fraude como causa direta dos incidentes. Outros 48% comentaram que este processo ocorre geralmente. Estes dados são alarmantes e já demonstram o quanto é importante educar o público final sobre os riscos da cobertura do 5G para evitar o vazamento de dados.

Outro processo que deve receber maior atenção das empresas com a chegada do 5G é o Onboarding. É necessário aumentar os processos de confirmação de identidade em qualquer segmento para evitar o fácil acesso dos fraudadores, mas considerar a experiência do cliente – fator importante para o consumidor final no momento de realizar uma compra. Já no mercado financeiro, as empresas devem esperar um aumento expressivo nas transações via mobile e também o aumento de risco em fraudes. Será necessário investimentos em tecnologias mais robustas que considerem a análise de dados e comportamento do cliente.

O cenário do 5G no Brasil é de muita expectativa, pois vai oferecer uma maior conectividade, levando novas tecnologias para áreas mais remotas. Além de acesso à tecnologia para quem, até então, não tinha acesso à internet. Mas, as empresas precisam assumir um papel de agente social com o público final. Além de promover tecnologias mais robustas para seus sistemas, como autenticação de dois fatores, análise de dados e comportamento do consumidor, as corporações precisam considerar o pilar educativo para o público final, a fim de levar informação e conhecimento para seus clientes.

*Marcelo Queiroz é Líder de Estratégia de Mercado da ClearSale

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