Companhia do setor de laminados e reciclagem de alumínio a Novelis firmou uma parceria com a Engineering para o desenvolvimento de um projeto que proporcionasse maior segurança no processo de medição das bobinas metálicas, que atingem temperaturas acima de 300 ºC.
Para atender a demanda, foi desenvolvido um Sistema Visual de Gerenciamento, que utiliza Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para definir e monitorar, em tempo real, o posicionamento e a curva de resfriamento de cada bobina presente nos vãos de armazenamento.
Com a solução, os operadores das pontes rolantes e empilhadeiras passaram a realizar o transporte das bobinas conforme o sequenciamento e o destino definidos pela área de produção no próprio sistema. As informações sobre o nível de produção – de ponta a ponta – se encontram totalmente integradas aos sistemas de automação industrial, incluindo o MES (Manufacturing Execution System).
Com o novo sistema, foi possível realocar 95% do time que era responsável pelo monitoramento manual das bobinas em outros processos, como as operações das pontes rolantes. Adicionalmente, os erros de armazenagem diminuíram em 80% e o tempo de resfriamento das bobinas diminuiu em 60%. Além disso, houve aumento de produtividade em mais de 30%, sem contar a melhora na confiabilidade dos dados.
“Com a aplicação, conseguimos aumentar a segurança de nossos colaboradores, objetivo principal do projeto. Além disso, o trabalho bem articulado entre diferentes áreas e a rastreabilidade online de todo o processo produtivo ajudam na geração de maior controle, em um fluxo mais linear e em uma produção mais alinhada à demanda de nossos clientes. No final, ganhamos em produtividade e com a redução de custos operacionais”, pontua Daniel Freire, vice-presidente de Operações da Novelis América do Sul
A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…
Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…
Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…
As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…
Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…
Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…