Categories: Notícias

Com desvalorização da moeda, mercado de PCs deve encolher até 2016

As remessas mundiais de PCs devem cair 8,7% em 2015 e não estabilizar até 2017, de acordo com previsões da IDC. A última análise da consultoria apontava declínio até 2016, somando cinco anos de queda. O crescimento deve ser retomado apenas em 2017, liderado pelo mercado de usuário comercial, enquanto o volume de consumo continua em pequeno declínio até o final da previsão em 2019.

Embora a IDC esperasse um segundo trimestre de 2015 de transição, uma vez que os fabricantes estavam se preparando para a chagada do Windows 10, os resultados finais, no entanto, reduziram ainda mais a expectativa do segmento em razão da desvalorização das moedas locais em relação ao dólar.

De acordo com a consultoria, o volume combinado de PCs, tablets e smartphones deverá crescer apenas na casa de um dígito de 2015 até 2019.

No curto prazo, a IDC continua otimista sobre uma recuperação modesta, que deverá acontecer em 2017, quando a perspectiva do próximo ciclo de atualização e a migração massiva para o Windows 10 devem proporcionar oportunidades em notebooks e segmentos comerciais.

Em regiões emergentes, onde os orçamentos dos consumidores foram divididos por meio de uma infinidade de dispositivos, também são esperadas compras de PCs. Na avaliação de Jay Chou, analista de pesquisa sênior da IDC, embora a queda no setor de computadores, há esperança de retomada, uma vez que a indústria está levando capacidades mais móveis aos computadores pessoais, contribuindo para o salto dos Convertible & Ultraslim Notebooks.

Recent Posts

Resiliência e criatividade atuam na globalização do DNA brasileiro em tecnologia

por Thaís Trapp O Brasil formou profissionais moldados pela diversidade, pela complexidade e pela necessidade…

40 minutos ago

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

1 hora ago

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

14 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

15 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

16 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

16 horas ago