Categories: Notícias

Com apoio do CNPq, projeto leva robótica para escolhas públicas do Piauí

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o projeto Robótica Formando Cidadãos levou uma nova forma de aprendizado para as escolas públicas de Teresina (PI).
Durante as aulas, estudantes do ensino fundamental e médio aplicam fundamentos da matemática, física, design, eletrônica e marketing para desenvolver projetos de robótica.
Segundo o professor Francisco Marcelino Almeida de Araújo, coordenador do projeto, a robótica ajuda a reforçar o aprendizado das disciplinas. É dessa forma que, segundo ele, os alunos aprendem como aplicar as matérias no desenvolvimento dos projetos.
“O programa funciona como um ciclo de aprendizado, onde o aluno capacitado tem que multiplicar o que aprendeu na sua escola, se tornando professor das turmas seguintes.”
Promovido pelo Laboratório de Robótica, Automação e Sistema Inteligente do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o projeto recebeu R$ 17 mil, além de sete bolsas de pesquisa, por meio de chamada lançada em 2014 em pareceria com o Ministério da Educação.
Pelas contas de Francisco, foram atendidos na primeira turma mais de cem alunos e a lista de espera conta com 80 estudantes. O projeto rendeu ainda três medalhas na Olimpíada Nacional de Robótica e seis trabalhos apresentados na Mostra Nacional de Robótica.
*Com informações do CNPq

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

2 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

3 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

4 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

4 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

6 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

6 horas ago