Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
  • Home >  
  • Notícias

União de empresas em ecossistemas digitais terá destaque no universo B2B

Tendência já vinha sendo apontada no horizonte de marcas, mas mostra-se ainda mais forte com a realidade imposta pela pandemia

Fernanda Nascimento*
14:01 pm - 26 de janeiro de 2021

Uma famosa frase tornou-se muito atual com a parceria de negócios B2B em ecossistemas digitais avançados: a união faz a força. Essa tendência já vinha sendo apontada no horizonte das marcas e agora mostra-se ainda mais forte com a realidade imposta pela pandemia.

Nem todos estavam preparados para mergulhar de vez na era digital impulsionada pela conectividade massiva que as novas tecnologias permitem. Assim como nem todos têm fôlego e know-how para preencher o gap entre as expectativas dos clientes e a oferta de experiências que correspondam a elas. Nesse aspecto, o mundo todo observa um movimento intenso com a união de organizações em ecossistemas de negócios. Ao reunir diferentes competências, eles trazem novas possibilidades de acessar mercados, conquistar clientes e alcançar novos e mais promissores níveis de crescimento.

Dados do Deloitte Insights apontam que o mundo está entrando em uma era em que ideias e percepções vêm de todos os lugares e multidões. Colaboradores, competidores e cocriadores podem ajudar fundamentalmente a definir o futuro compartilhado, e como resultado, o ambiente de negócios será permanentemente alterado.

O espírito colaborativo que vem permeando o trabalho em rede em muitos setores, tornou-se uma prática essencial para as organizações B2B. Elas não conseguem mais atender de forma isolada a todas as demandas dos clientes e, com a urgência de soluções que o momento exige, observamos a formação de ecossistemas digitais que reúnem expertise, dados e tecnologias para a oferta de soluções mais assertivas.

Embora os ecossistemas pareçam um conceito inteiramente novo, esse movimento do mercado foi abordado por James Moore em um artigo da Harvard Business Review em 1993: “para estender uma abordagem sistemática à estratégia, sugiro que uma empresa seja vista não como membro de um único setor, mas como parte de um ecossistema de negócios que atravessa vários setores. Em um ecossistema de negócios, as empresas co-desenvolvem recursos em torno de uma nova inovação: trabalham de forma cooperativa e competitiva para oferecer suporte a novos produtos, satisfazer as necessidades dos clientes e, eventualmente, incorporar a próxima rodada de inovações.”

O sucesso do modelo deve-se em parte à maneira como os mercados podem ser adaptados a diferentes categorias dentro do ecossistema B2B, seja você um provedor de infraestrutura de tecnologia, varejista, distribuidor, ou operando em um setor ou vertical específico.”

Um exemplo prático foi o lançamento de um mercado online da Hewlett Packard Enterprise (HPE), com base em sua função de localizador de revendedor online e trazendo parceiros de canal como vendedores. A resposta do comprador foi rápida:

  • Visitas mensais e valor médio do pedido aumentaram duas vezes desde o lançamento.
  • A quantidade de tempo que os compradores passam navegando no site aumentou em 40%.
  • Os leads de vendas triplicaram e a receita média mensal quadruplicou

Mas a adoção dos ecossistemas vai além da alta tecnologia, já que gigantes do setor estão usando sua experiência digital para entrar na indústria de manufatura, tanto no pós-venda quanto nos serviços. Com know-how digital avançado, essas empresas se inseriram com ousadia nesses elos da cadeia de valor da manufatura e ameaçam se colocar diretamente entre os fabricantes e seus clientes.

Tanto a pressão dos clientes como o avanço da tecnologia, pressionam as organizações B2B para se unirem em ecossistemas digitais gerando mudanças profundas no cenário de negócios e em todos os setores da economia. Sob esse impacto, as empresas passam a ter um novo mindset, com uma abordagem holística que valoriza relacionamentos, parcerias e uma intensa colaboração. À medida que mais e mais avanços se apresentarem, esse movimento será ainda mais intenso, já que haverá uma forte dependência das tecnologias digitais. O resultado disso é que as vendas online serão o cotidiano do universo B2B.

*Fernanda Nascimento é sócia-fundadora da Stratlab, especialista em Customer Experience e ‘customer centric’

Tags:
Fernanda Nascimento
Stratlab
Brandspace por Trackage

A Trackage e a renovação tecnológica do mercado logístico

Diante da necessidade de ter um controle maior sobre todas as operações, os gestores logísticos andam buscando cada vez mais soluções baseadas em tecnologia, e a empresa aposta firme nessa nova tendência do setor.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados