Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Transformação digital desmistificada

A transformação digital está presente em praticamente tudo que vemos, lemos e ouvimos. Mas você sabe realmente o que o termo significa?

William Juliano
10:08 am - 07 de agosto de 2019
Shutterstock

Transformação digital: essa é a “onda” do momento. O tema está presente em praticamente tudo o que vemos, ouvimos e lemos. Entretanto, seus fundamentos ainda não são totalmente entendidos e bem definidos. Se perguntarmos para duzentos CEOs o que é transformação digital, teremos duzentas respostas diferentes.

De um modo geral, empresas sempre mudaram e adaptaram seus processos de negócios, seja para se adequar às alterações de mercado ou como estratégia para diversificar, crescer, expandir e, naturalmente, aumentar o retorno aos seus acionistas. A diferença da realidade atual, comparada há uma década, é a velocidade com que essas mudanças precisam acontecer. Note bem: “precisam acontecer”, em vez de “podem acontecer”.

A maioria absoluta dos negócios – independentemente do tamanho e segmento – está planejando ou executando projetos com o objetivo de aumentar o uso e a aplicação de tecnologias digitais. E muitas empresas ainda “pecam” em um quesito essencial: transformação digital não é uma discussão de tecnologia. É uma discussão de negócios.

Entra em cena a “disrupção”. Há muitos exemplos de empresas que tiveram seus modelos de negócios significativamente impactados, principalmente com o surgimento de players que atendiam a novas demandas de clientes com tecnologias inovadoras. Uma tecnologia que não traz algum tipo de resultado não tem utilidade. Tecnologia precisa ser o meio, não o fim.

A jornada de transformação digital de um negócio deve ser encarada como um programa, e não um projeto. A diferença entre os dois é gigantesca. Enquanto um projeto tem começo, meio e fim, um programa é uma sequência de projetos – que não acabam. Muitos questionamentos podem ser feitos na criação desse programa. Vamos transformar o negócio atual ou construir um novo? Devemos focar em engajamento de cliente ou reduzir custos? E muito embora essas perguntas sejam válidas, o sucesso do programa se deve, necessariamente, ao engajamento do board e da liderança da empresa.

Uma transformação digital pragmática começa com o entendimento da forma como o cliente compra. Hoje os sites de busca são, muitas vezes, a forma mais natural de iniciar uma compra, em vez de uma visita a loja física. Hoje, as pessoas se conectam, trocam opiniões e fazem críticas nos diversos canais online. A mesma dinâmica ocorre no universo B2B: há um aumento espantoso das plataformas de e-procurement, por meio das quais as empresas buscam reduzir custos, ganhar produtividade e melhorar a qualidade de seus suprimentos.

Outra dimensão importante: os concorrentes. Quem são eles, além dos concorrentes tradicionais? A indústria automobilística, por exemplo, acompanha de perto o aumento do uso de aplicativos de mobilidade urbana, a exemplo do Uber, Cabify, e tantos outros. Muito embora o Uber não fabrique automóveis, o modelo de negócio trouxe grandes mudanças no comportamento das pessoas e seus hábitos de consumo.

Inovação: outro “componente” primordial. O conceito do MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável) está gradualmente chegando nas grandes corporações. Em vez de investir milhões de reais em um novo produto que “pode” dar certo, empresas devem se habituar a testar, experimentar e aprender constantemente. Deve investir, sim, em inovações que se provem viáveis – pela experimentação. E é necessário abandonar, rapidamente, produtos e serviços que não têm chances de vingar no mercado.

O componente humano também deve ser considerado em todo o processo. É fundamental que a jornada de transformação utilize, em sua base, as técnicas de GMO (Gestão de Mudança Organizacional). Essa gestão começa com o reconhecimento da empresa na necessidade de mudar, tratando de todos os aspectos de comunicação, liderança, treinamento, engajamento, gestão de expectativas, alinhamento dos stakeholders.

Transformação digital não é um exagero, mas, sim, uma estratégia de sobrevivência, crescimento e expansão. Empresas que ignorarem essa tendência desaparecerão. O programa de transformação exige sacrifícios, trade-offs e decisões de negócio, que vão muito além da tecnologia.

*Por William Juliano, professor da Live University

Tags:
inovação
tecnologia
transformação digital
Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados