Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Tendências e novidades do ERP para 2020

Cada vez mais presente na realidade das empresas, o ERP também será afetado positivamente por novos avanços tecnológicos

Por  Mauro Inagaki*

12:41 - 2 de março de 2020
Compartilhar
BL Distribuidora agiliza setor de vendas em 50% com ERP da Jiva

Nos últimos anos, organizações de todos os tamanhos têm se beneficiado com o impacto da adoção de um sistema de gestão empresarial como modelo operacional. Com um cenário extremamente favorável para a implementação de soluções inovadoras, 2020 promete ser um ano de consolidação no segmento.

Atentar-se a novas ideias é um compromisso indispensável para os líderes que buscam manter o negócio em harmonia com as novidades do setor. Assim como o mercado, a tecnologia mantém se em plena evolução, proporcionando possibilidades únicas em termos organizacionais.

Muito além do aprimoramento técnico, é fundamental discutir formas diferenciadas de se aliar uma mentalidade inovadora ao uso consciente de softwares como facilitadores diários. Pensando em uma maior elucidação do que está por vir e o que já é realidade, preparei um artigo completo sobre o tema!

A chegada da LGPD

2020 representa o ano em que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor. Prevista para iniciar sua vigência em agosto, a lei contemplará de forma regulatória tudo o que envolve o manuseio, armazenamento e repasse dos dados obtidos pelas empresas. O texto ainda prevê punições severas para o descumprimento de seu conteúdo.

E como o ERP entra nessa história? Simplificando e atribuindo o devido valor às informações possuídas, trata-se de um objeto estratégico na missão de aplicar uma cultura interna que priorize o uso responsável do material disponível.

Consentimento, transparência e segurança são pilares da legislação que deverão ditar a maneira que as organizações lidam com os dados; e a presença de um sistema de gestão empresarial eficiente torna-se imprescindível.

Os efeitos práticos do Business Intelligence

Ainda permanecendo no campo dos dados, afinal, trata-se de uma das maiores e mais importantes tendências para 2020, enxergamos a ascensão do Business Intelligence (BI) como mais uma alternativa eficaz de impulsionar a performance do ERP e suas automatizações inteligentes.

Puxando para o aspecto de tecnologia da informação, as ferramentas de BI surgem para auxiliar a análise de estatísticas, atribuindo mais valor e assertividade ao processo. Com a unificação dessas duas vertentes, a chance de se obter um grande salto de eficácia operacional é muito maior.

Se destacar entre a concorrência é um objetivo compartilhado por executivos de diversos segmentos. E um bom caminho para se abraçar a Transformação Digital é contar com a parceria ERP x BI, promovendo a tomada de decisões assertivas e que incentivem a obtenção de melhores resultados. Com isso, a tendência é de menos custos e mais lucro.

Inteligência Artificial e Customer Experience

A noção básica de que somente oferecer um produto ou serviço de qualidade não é o bastante, deixou uma lacuna para que as empresas direcionassem suas atenções para outra etapa do processo de fidelização: a experiência do cliente. Quão importante é construir uma relação frutífera com o público-alvo? Com o passar dos anos, a urgência dessa preocupação tem conquistado novos patamares.

E uma das opções para facilitar essa proximidade com as pessoas é a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em sistemas de interatividade virtual. Ações automatizadas, assistentes virtuais e análises preditivas são componentes de uma fórmula de sucesso quanto à exigência do consumidor.

Você sente que sua empresa está aproveitando o que há de mais vantajoso no mercado tecnológico? Faça essa reflexão!

*Mauro Inagaki é CEO na b2finance

Load more