Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Quais são as tendências para o atendimento ao cliente em 2020?

Não importa qual é o seu setor de atuação, melhorar a experiência do cliente se tornou uma prática indispensável.

*Redação
20:01 pm - 09 de janeiro de 2020
Shutterstock

Melhorar a experiência do cliente tornou uma prática indispensável para todo e qualquer negócio, independentemente do setor de atuação. Por isso, muitas empresas já têm implementado ferramentas que ajudam a aprimorar as técnicas existentes a fim de ser cada vez mais assertivas e ter resultados ainda mais satisfatórios para as marcas. De acordo com um estudo feito pela WGSN, 80% dos varejistas estão criando experiências pelos quais os consumidores estão dispostos a pagar. Isso mostra uma clareza do mercado sobre as novas necessidades de consumo.

“2019 foi o ano de personalização e para 2020 a grande tendência será das soluções de assistências pessoais. As marcas precisam ter um atendimento exclusivo para o seu público-alvo. Por isso, será imprescindível que os vendedores, líderes e gestores se posicionem como o pivô que sustenta toda a estratégia de atendimento. Isso significa uma cultura empresarial do bom atendimento, que além de visar o relacionamento de qualidade com cada cliente, reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado e segmentação em marketing”, afirma Israel Nacaxe, COO e cofundador da Propz.

Albert Deweik, CEO da NeoAssist, plataforma omnichannel para relacionamento com o cliente, concorda com essa opinião. “O varejo já entendeu que para fidelizar os consumidores as marcas precisam de excelência no atendimento. Por isso, estão investindo em treinamento para suas equipes, consultoria para definição de processos e tecnologia como os chatbots, que serão cada vez mais utilizados para agilizar atendimentos mais frequentes e comuns. Dessa forma, apenas questões e processos mais complexos serão passados para um segundo nível de atendimento, que necessitem de interação com humanos”, afirma Deweik.

De acordo com Rafael Oliveira, gerente de comunidade do Promobit, social commerce que reúne as melhores ofertas da internet, uma tendência observada é que as pessoas estão cada vez mais críticas com o que é oferecido e, ao mesmo tempo, estão menos dispostas a ir atrás de informações ou fazer esforços para comprar. Uma boa experiência de compra pode ser fator decisivo para que o consumidor de fato conclua uma compra, superando o preço baixo, que imagina-se ser o principal fator em compras pela internet. “Transparência nos detalhes da compra, sensação de segurança, preço acessível e frete justo é o que muitos compradores visam. Quanto menos burocracia houver na jornada para que tudo isso seja oferecido, mais o consumidor estará satisfeito”, comenta.

Ainda segundo Oliveira, “a área de atendimento tem de atuar diariamente em conjunto com quase todas as demais áreas, pois as exigências dos consumidores variam dependendo do conteúdo ofertado. Todas as informações têm de ser acessíveis, didáticas e concisas, respondendo inclusive dúvidas que podem não estar explícitas na comunicação do cliente, mas que têm alta probabilidade de aparecer em algum ponto da jornada de compra.”

Customer experience por meio da realidade aumentada

Tanto os varejistas quanto as grandes marcas estão investindo fortemente na tecnologia de realidade aumentada (AR), pois ela permite essa integração do mundo físico com o digital. “A tecnologia de AR está transformando a experiência de compra dos consumidores, seja por meio de um game, de uma ação promocional, ou mesmo de um conteúdo detalhado sobre determinado produto, reduzindo o atrito na jornada do consumidor por meio de uma informação assertiva, no momento certo, de forma tangível, interativa e personalizada. Os consumidores são convidados a participar de uma jornada em que projeções holográficas se relacionam diretamente com ele e o mundo físico ao seu redor, gerando uma experiência de compra ainda mais relevante”, afirma Marcos Trinca, Partner e Head de XR da More Than Real, empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada.

Pagamentos instantâneos serão realidade em 2020

De acordo com Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, fintech brasileira líder no processamento de pagamentos para e-commerces ao redor do mundo, o novo modelo de pagamentos que está sendo desenvolvido pelo Banco Central tem tudo para revolucionar a forma como lojistas e consumidores lidam com o dinheiro e transferências bancárias em todo país. Uma das grandes vantagens da iniciativa, é permitir que transações financeiras sejam efetuadas imediatamente, sem restrições de datas ou horários.

“Para os próximos anos, precisamos ficar atentos aos pagamentos instantâneos, pois acredito que eles devem mudar, e muito, as operações financeiras no Brasil. Além de reduzir ou até mesmo acabar com as altas taxas de transferências, eliminar o preenchimento de dados cadastrais e realizar pagamentos por meio de QR Code, essa nova tendência visa proporcionar uma experiência de pagamento mais ágil e menos custosa, abrindo oportunidade para todos os tipos de negócios. Com toda essa transformação, teremos transações mais rápidas e seguras, realizadas de qualquer lugar e que atendem a uma grande parcela da população que não possui acesso aos serviços tradicionais de pagamentos”, afirma.

Inovações tecnológicas acompanhadas pela mudança de cultura e de processos

Para Marco Zolet, CEO e fundador do Supermercado Now, maior plataforma de supermercado online, é preciso buscar atender o cliente de forma personalizada seja investindo nas plataformas de CRM ou ferramentas que possibilitem uma análise mais detalhada da jornada do consumidor final. Ainda assim, ele entende que essa não é a única necessidade. “Já existem algumas inovações tecnológicas que melhoram o relacionamento com o cliente, mas elas não estão sendo utilizadas com todo o seu potencial, pois ela deveria vir acompanhada de mudanças na cultura e nos processos também. Além disso, consolidar informações de diferentes fontes e ferramentas para tomar a melhor decisão para o cliente, tendo ele como o centro do negócio, é um grande avanço que os varejistas poderão fazer para melhorar o relacionamento com os clientes”, comenta.

Tags:
2020
atendimento ao cliente
tendências
Brand Post por Magna Sistemas

Adversidades climáticas e o impacto nos negócios

Aplicações tecnológicas despontam como soluções inteligentes para trabalhar as variáveis climáticas nos negócios.

Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados