Integração não é (apenas) conectar os sistemas da empresa

Seja uma empresa grande ou pequena, hoje é impensável imaginar sua operação sem contar ao menos com um software que facilite os seus processos.

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2:53 pm - 03 de dezembro de 2019

Seja uma empresa grande ou pequena, hoje é impensável imaginar sua operação sem contar ao menos com um software que facilite os seus processos. O avanço da tecnologia possibilitou o fácil acesso a estas aplicações pelas empresas, oferecendo alternativas que melhoram a rotina operacional e a gestão, ao mesmo tempo em que reduzem os custos. Contudo, essa evolução também trouxe um risco para os negócios.

Quanto mais sistemas a companhia utilizar em suas áreas, maior é o desafio de fazer com que estas diferentes aplicações trabalhem em conjunto e que sejam capazes de oferecer valor ao dia a dia de toda a organização.

O conceito de SaaS (Software como serviço, na sigla inglesa) explica justamente as soluções em nuvem que inundam o ambiente corporativo atualmente — e que devem aumentar ainda mais suas participações nos próximos anos. O relatório da consultoria Gartner mostra que o mercado de SaaS deve movimentar nada menos do que US$ 85,1 bilhões apenas em 2019 e atingir o total de US$ 113,1 bilhões em 2021, um crescimento de 32,9% em apenas dois anos.

Na América Latina apenas 20% das empresas adotaram aplicações SaaS, uma realidade diferente do mercado norte americano que já tem mais de 41% das empresas adotando este tipo de solução, por este motivo acredita-se que o segmento deve enfrentar um boom nos próximos anos em países como Brasil, Argentina e Colômbia, à medida que os sistemas se popularizam entre os diferentes setores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 10% das grandes empresas utilizam mais de 200 sistemas diferentes em sua operação, desde as aplicações tradicionais de gestão como ERP e CRM, até soluções mais específicas que automatizam processos pontuais de determinadas áreas, como é o caso de ferramentas de Marketing Digital e Chatbot.

A oferta de soluções que resolvem problemas cada vez mais específicos cresce a cada ano. A questão é que elas são míopes sozinhas e entregam apenas parte da informação que o gestor efetivamente precisa para embasar sua decisão. Para obter uma visão ampla de seu próprio negócio, é essencial possuir elementos que conectam e façam essas soluções conversarem entre si.

Contudo, não basta apenas estabelecer a conexão para que tudo funcione como o esperado. As melhores plataformas de integração de sistemas são aquelas que conseguem enxergar além e se preocupam, principalmente, em entregar valor a todos os processos da companhia.

Mais do que ver todos os sistemas funcionando, o empreendedor quer se antecipar às demandas e planejar seus próximos passos. Para isso, é essencial que as soluções de todos os departamentos ofereçam insights alinhados ao objetivo principal da empresa. Caso contrário, serão apenas dados isolados que pouca inteligência proporcionam aos profissionais.

Portanto, antes de contratar um fornecedor para realizar este serviço, é essencial ter em mente a diferença entre uma simples conexão e a integração de fato. Enquanto o primeiro apenas automatiza algo que já era feito de forma manual pela equipe de TI de uma organização, o segundo conceito está mais adequado à realidade atual do mercado. Hoje, as melhores soluções tecnológicas devem fornecer inteligência, proporcionar novos negócios e reduzir custos. Não é à toa que são os requisitos fundamentais para quem deseja iniciar a transformação digital em sua companhia.

Este cenário de evolução da tecnologia no ambiente corporativo acirrou ainda mais a competição entre as organizações. Não basta mais ter o melhor produto ou serviço e contar com um preço vantajoso. As marcas que se destacam são as que conseguem utilizar as soluções disponíveis para melhorarem seus processos, identificarem demandas e anteciparem suas ações diante da profunda investigação de seu público-alvo.

Cresce quem tiver uma maior quantidade de informações em mãos e, principalmente, conseguir extrair daí a inteligência necessária para tomar as melhores decisões. Logo, quanto mais cedo tiver uma visão única e completa de sua empresa, melhor vai ser o desempenho em seu segmento.

*Por Diogo Lupinari, CEO na Wevo

**Sobre a Wevo: a Wevo é o primeiro iPaaS da América Latina, uma plataforma inteligente e escalável para times de negócio e de TI construírem e gerenciarem integrações de APIs, sistemas e dados. Desde 2012, a Wevo está ajudando empresas como Whirlpool, Volvo, Decathlon, Drogaria São Paulo e Unilever, e outros mais de 1.800 usuários em 10 países a se transformarem digitalmente.

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