A importância do conhecimento em tecnologia nos cargos de liderança

Líderes devem ter conhecimentos em tecnologia para moldar o futuro dos negócios. Para que isso ocorra, a alfabetização tecnológica é essencial

Author Photo
10:48 am - 13 de setembro de 2023

Por Elisa Rodrigues,

A rápida evolução da tecnologia transformou radicalmente a forma como as empresas operam e se relacionam com seus clientes. Nesse contexto, o papel dos profissionais em cargos de liderança e executivos se tornou ainda mais crucial, e a demanda por conhecimentos na área, essencial. A crescente integração de processos tecnológicos em todas as áreas de negócios exige que esses líderes tenham uma compreensão sólida das tendências tecnológicas e a aplicação estratégica delas.

Antigamente, a liderança focava em habilidades tradicionais de gestão, como comunicação e tomada de decisões. Contudo, atualmente, líderes também devem compreender e adotar soluções tecnológicas, reconhecendo oportunidades e desafios para decisões orientadas ao futuro.

Mas por que a tecnologia se tornou tão importante na liderança?

A tecnologia é importante para todos, sobretudo para os líderes. Os nativos digitais talvez não percebam tão facilmente, mas como era a realidade dez anos atrás? Hoje, com um smartphone na mão conseguimos resolver a nossa vida em poucos cliques e efetuar atividades como: 

  • Comida entregue via app de delivery
  • Carro privado em minutos por meio de apps
  • Transferência instantânea e outras operações bancárias
  • Assistentes virtuais para tarefas cotidianas
  • Informações imediatas e atualizadas
  • Comunicação em tempo real
  • Videochamadas pessoais e profissionais
  • Organização via apps de gestão
  • Colaboração online e compartilhamento de documentos
  • Educação e cursos online
  • Monitoramento de saúde via wearables
  • Automação doméstica e controle de dispositivos inteligentes.

Não dá para ignorar a tecnologia. Essas inovações vieram para ficar e muitas outras estão surgindo neste exato momento e irão definir a experiência futura que teremos.

E como os líderes podem canalizar e aplicar esse conhecimento?

Líderes que integram habilidades tecnológicas em sua rotina diária têm uma vantagem competitiva notável. Ao aplicá-las, eles identificam oportunidades de automação, eficiência operacional e inovação, permitindo rápida adaptação às mudanças do mercado e atendendo às demandas dos clientes.

Além disso, essa competência facilita a gestão eficaz das equipes, impulsionando a produtividade e promovendo um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e compreendidos, aumentando a retenção de talentos. Na esfera da cibersegurança, o entendimento dos princípios básicos possibilita a proteção dos dados e a privacidade dos clientes, salvaguardando a reputação e os ativos da organização.

Não é necessário ser um super especialista

A necessidade de conhecimento em tecnologia não implica que os líderes devem se tornar especialistas técnicos. Trata-se de desenvolver uma alfabetização tecnológica que permita a compreensão das implicações estratégicas das decisões tecnológicas. Isso envolve estar atualizado com as tendências do setor, aprender a fazer as perguntas certas aos especialistas técnicos e entender como a tecnologia funciona e como pode ser usada para impulsionar os objetivos de negócios.

A tecnologia molda o futuro dos negócios, e líderes que conseguem navegar nesse cenário complexo e em constante mudança têm uma vantagem competitiva significativa. O investimento no desenvolvimento de habilidades tecnológicas entre os líderes não apenas fortalece a posição da empresa no mercado, mas também influencia positivamente a cultura organizacional e a capacidade de adaptação às transformações do ambiente de negócios.

Mas os executivos devem aprender a programar?

Apesar de não ser uma obrigatoriedade, certamente é interessante para o executivo ao menos entender como uma linguagem de programação funciona, ainda que restrito aos conceitos básicos. Não é necessário ser um especialista, mas compreender como os sistemas funcionam é uma habilidade importante.

Fatores impactados pela contratação de executivos que entendem de tecnologia

  • Respeito e Empatia: a aquisição desse conhecimento permitirá aos executivos planejar cronogramas realistas de desenvolvimento com suas equipes, promovendo respeito mútuo entre gestão e equipes de transformação digital, impulsionando moral, trabalho em equipe e produtividade.
  • Redução de Custos: a compreensão técnica permitirá discernir entre custos válidos e exagerados em projetos, evitando cobranças excessivas por parte de agências de desenvolvimento.
  • Potencial de Automação: o aprendizado em programação possibilitará identificar áreas para automação, facilitando a colaboração entre equipes não técnicas e internas, otimizando processos e liberando tempo para a estratégia empresarial.
  • Ampliação da Compreensão Tecnológica: o conhecimento adquirido sobre tecnologias como IA, realidade aumentada, análise de dados e automação reduzirá receios sobre mudanças, fornecendo uma visão clara das possibilidades na transformação digital

Elisa Rodrigues é Business Manager na Robert Half

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.