8 dicas para ter um negócio on-line

Especialistas da VTEX listam requisitos para ter um E-commerce de sucesso

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6:48 pm - 02 de julho de 2019

Atualmente, fazer uma compra online é algo mais do que comum na vida dos brasileiros. Dos mais jovens, passando para os millennials aos baby boomers, o e-commerce já faz parte da rotina de compras e esse negócio só tende a crescer. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões, em 2019. A estimativa é que esse montante represente um crescimento de 16% se comparado ao resultado atingido em 2018 pelas lojas virtuais do país e será o maior avanço anual desde 2015.

Mas para quem está pensando em investir nesse setor, assim como em todo negócio, para ter sucesso em um empreendimento online, é necessário estar atento a alguns pontos. Felipe Dellacqua, VP de Vendas da VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, listou algumas dicas para que esse empreendimento se torne concreto e eficiente.

Saber mais sobre o mundo digital

O mundo digital e físico são bem diferentes quando o assunto é vender. Enquanto
a compra online é muito mais prática do que a física, no online nos deparamos com algumas barreiras, como verificar tamanho de peças de roupas, brinquedos, cores de objetos etc. Por isso, o lojista deve procurar cursos e workshops, além de sites de notícias para se especializar em ações que dão visão ao funcionamento da internet.

Escolha um nicho de atuação

Depois de conhecer mais sobre o ambiente digital e legislação, o empreendedor deve escolher qual será o nicho de atuação. Escolher um segmento que tenha afinidade pode garantir melhores resultados. Uma tendência são segmentos especializados, que proporcionam mais experiência na compra. Pesquise um nicho específico que esteja em alta e esteja atento à todas as tendências do setor.

Defina seus parceiros e fornecedores

Para que a operacionalização da loja possa começar é importante escolher os parceiros e fornecedores confiáveis, para que assim, o e-commerce comece a ganhar vida.

Escolha a plataforma de e-commerce

O desenvolvimento do seu negócio precisa ser feito de maneira correta desde o começo para evitar problemas futuros. Por isso, escolher uma plataforma que ofereça qualidade nas operações é fundamental para o negócio funcionar de maneira eficaz, sem prejuízos.

Selecione a melhor opção para pagamentos

Ligada a plataforma de e-commerce, os modelos de pagamento fazem parte da integração desse sistema. Por isso, é importante a escolha certa para ter sucesso nas vendas e opções adequadas para os clientes. Para quem está começando com um negócio de menor proporção, gateways de pagamento, adquirentes e intermediadores
são os mais indicados.

Fique atento a segurança dos dados da loja

Trabalhando diretamente com a coleta de dados dos clientes, é fundamental proporcionar segurança nas informações, principalmente as bancárias e para isso, o indicado é contar com um sistema de segurança, que deve incluir opção antifraude para detectar problemas no pagamento e SSL (Secure Socket Layer), que
garante a proteção das informações inseridas pelos clientes no site.

Defina a logística

Nas lojas on-line a logística é algo imprescindível para um bom funcionamento do e-commerce. Então, para escolher como serão feitas as entregas, o lojista precisa decidir como será realizado o controle de estoque. Atualmente, é comum que as lojas online optem por entregas via Correios, que abrange todo território nacional. Para quem está com mais volume de entregas, utilizar transportadoras pode ser mais eficiente.

Canais de atendimento ao cliente

Fundamental para cumprir a legislação do e-commerce e também proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor, assim como feedbacks para o negócio, os canais de atendimento são importantes desde o início da loja. As mídias sociais, assim como e-mails e WhatsApp de contato com a marca permite uma maior integração com o consumidor on-line.

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