Como treinar sua equipe para usar inteligência artificial
Capacite seus colaboradores para trabalhar com inteligência artificial e impulsionar a inovação
Por Christian Schwerdt*
O uso de Inteligência Artificial (IA) nas empresas já é uma realidade. Diversas organizações já estão inseridas nesse cenário. A IA pode, inclusive, ser aplicada para treinar e preparar profissionais para que eles trabalhem com essas tecnologias revolucionárias.
De automatizar tarefas recorrentes a otimizar processos de tomada de decisão, a IA aumenta a eficiência e cria valor de novas maneiras. No entanto, a introdução dessa tecnologia precisa ser feita da maneira correta.
Áreas de aplicação da IA
Automatização e aumento da eficiência
Uma das principais vantagens da IA é a capacidade de automatizar tarefas repetitivas, de funções simples (manutenção de cadastros) a processos mais complexos (análise de grandes volumes de dados). Com isso, colaboradores podem focar em tarefas complexas, agregando valor à companhia. Isso ajuda a compensar, parcialmente, a escassez de mão de obra qualificada.
Atendimento ao cliente
Chatbots e assistentes virtuais podem revolucionar o atendimento ao cliente. Disponíveis 24 horas por dia, fornecem respostas instantâneas e personalizadas, aumentando a satisfação do cliente e liberando equipes para resolver questões mais desafiadoras.
Tomada de decisão
A capacidade de analisar grandes volumes de dados e reconhecer padrões permite à IA trazer insights valiosos para ajudar tomadores de decisão a formular estratégias, de análises de mercado a avaliações de risco, sendo ferramentas poderosas para a tomada de decisões informadas.
Treinando colaboradores para a era da IA
Entender o básico
O primeiro passo para preparar a equipe é oferecer uma visão básica das tecnologias, incluindo o funcionamento e as considerações éticas do uso das ferramentas, conscientizando a força de trabalho sobre o uso correto dos dados e o impacto potencial no local de trabalho.
Treinamento específico para aplicações especializadas
Dependendo da área de aplicação da IA, programas de treinamento específicos devem ser desenvolvidos, focados nas ferramentas e aplicações relevantes. Seja no uso de ferramentas de análise impulsionadas por IA ou na interação com chatbots, as equipes precisam saber como usar essas tecnologias e compreender os benefícios e o valor agregado.
Fomentar a criatividade e habilidades de resolução de problemas
Criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas serão cada vez mais importantes. É preciso promover essas competências e preparar profissionais para trabalhar com IA buscando maximizar esse potencial.
É crucial dominar os prompts, que envolvem inserir consultas, comandos ou ordens em ferramentas de IA para gerar bons resultados. Diferentes de mecanismos de busca, como o Google, IAs exigem informações e comandos complexos e detalhados para obter resultados significativos.
Aprendizado e adaptação contínuos
O cenário evolui rapidamente. As empresas devem promover uma cultura de aprendizado contínuo para que os profissionais se atualizem. Há muitas instituições especializadas que podem apoiar esse processo.
Leia mais: Estratégias de recrutamento e retenção de talentos em TI
Plataformas online
- LinkedIn Learning: Cursos em IA e machine learning, ideais para profissionais aprimorarem suas habilidades;
- Coursera: Cursos e especializações em IA de universidades e empresas líderes como Stanford e Google Cloud;
- Udacity: Oferece cursos de tecnologia, incluindo programas de nanodegree em IA e machine learning, desenvolvidos em colaboração com especialistas do setor;
- edX: Lançada por Harvard e MIT, oferece diversos cursos de IA e ciência da computação de universidades ao redor do mundo.
Institutos especializados
- DeepLearning.AI: Fundado por Andrew Ng, especialista em IA, o DeepLearning.AI oferece cursos especializados em deep learning e machine learning;
- MIT Professional Education: Cursos avançados em IA e machine learning para profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos;
- NVIDIA Deep Learning Institute: Treinamento prático em IA e deep learning adaptado ao uso da tecnologia NVIDIA;
- Simplilearn: Certificações profissionais e treinamento, incluindo cursos em IA e machine learning desenvolvidos com empresas e universidades;
- Fraunhofer Big Data e Artificial Intelligence Alliance: Oferece cursos de treinamento em ciência de dados e IA;
- European Information Technologies Certification Academy: Sediada em Bruxelas, oferece programas online internacionais. Gerenciada pelo European Institute for IT Certification, é referência em certificação de habilidades digitais.
Treinamento e workshops presenciais
Muitas universidades e escolas técnicas oferecem cursos e workshops em IA, valorizando a interação direta com palestrantes e colegas. Antes de escolher uma instituição, é recomendável pesquisar avaliações, verificar o conteúdo e, se possível, aproveitar testes gratuitos para garantir que os requisitos sejam atendidos.
A IA permite que empresas transformem suas operações, obtenham vantagem competitiva e enfrentem a escassez de habilidades tecnológicas. No entanto, essa mudança exige preparação abrangente dos colaboradores. Com programas de treinamento direcionados e uma cultura de aprendizado contínuo, as empresas podem garantir que suas equipes estejam prontas e possam contribuir proativamente para moldar esse novo momento.
O futuro pertence àqueles que se adaptam, aprendem e caminham de mãos dadas com a IA.
Christian Schwerdt é gerente sênior na Protiviti, uma consultoria de gestão e subsidiária da Robert Half
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!