Como o mercado de marketing ligado ao B2B pode crescer

A confiança é um dos fatores mais influentes nas relações B2B, é importante lembrar que essa parceria, mesmo sendo entre empresas, envolve pessoas.

Author Photo
8:17 am - 30 de agosto de 2019

O marketing digital está sempre evoluindo, quando falamos em relações B2B, é importante frisar que a confiança nessa relação é um dos fatores que mais influência na continuação de parcerias e acordos. E além de não ser um tipo de compra/negócio que envolva tanto a emoção e impulso do cliente, ainda assim, é um tipo de contato que envolve pessoas.

Ou seja, a comunicação e o marketing tem de ser voltados para o tipo de pessoa com quem a empresa está em contato. A segurança nesse momento, é algo que muitas empresas prezam, independente do investimento que será pago. Se sua empresa fornece a garantia de que tudo irá sair como o combinado, as chances de fechar negócio sobem.

Em relação a redes sociais, e dependendo da sua área de atuação, o Linkedin seria a plataforma mais indicada para evidenciar a cultura organizacional, processos e serviços que a empresa fornece. Ele possui sistema de anúncios e tem uma grande gama de empresários e funcionários dos mais diversos setores.

Já em relação ao Inbound Marketing, a leadlovers possui diversas ferramentas para a estruturação de estratégias que envolvem qualificar os leads para o momento da compra e para fecharem negócio. Possuem outras funcionalidades, mas a automação de e-mail marketing, é uma das formas mais eficazes de mostrar que você e sua empresa estão disponíveis para diálogo, e passam a confiança necessária para esse tipo de venda.

As possibilidades de tração e canais de contato com o público alvo, cresceram muito. Por mais que no meio B2B, é comentado que redes sociais não são as mais favoritas quando se trata desse tipo de negócio, elas ainda assim, possuem sua importância. Como já comentei, em qualquer tipo de negócio estamos lidando com pessoas, e pessoas são guiadas por conexões emocionais.

Além das redes sociais, existem os canais de busca, que possibilitam a execução de uma estratégia mais ninchada e mais assertiva no momento de contatar esse possível cliente.

Empresas que realmente estão preparadas, são aquelas que antes de descartar qualquer possibilidade, testam a performance e analisam quais canais geram mais retorno. Descartar qualquer opção, sem os devidos dados, é falta de conhecimento de mercado.

O percurso de um usuário para se tornar cliente no B2B, costuma ser mais longo e trabalhoso do que em outras relações de contato com a marca. Por isso, trabalhar os leads nunca foi tão importante. Entregar conteúdos e se comunicar de maneira assertiva, para preparar seu lead para uma compra, acredito que seja uma das grandes sacadas para os relacionamentos com outras empresas.

A partir dessa estratégia é possível criar um tom de confiança, proximidade e segurança com o usuário. Dar abertura para ele se comunicar, fazendo ele se sentir no centro da conversa. É importante também não esquecer o cliente após a venda, continuar a relação ao longo do tempo.

Sem dúvidas, a tendência para o marketing de forma geral, será estratégias baseadas em dados. Hoje com todos os mecanismos disponíveis online para conhecermos melhor os nossos usuários, fica claro que os clientes serão o centro da comunicação e das estratégias. Conhecê-los a fundo, será um grande diferencial no momento de fechar negócio. As táticas e estratégias já se tornaram muito mais assertivas, e a tendência não parece diminuir, apenas aumentar.

O Ebanx é a primeira empresa que me vêm à cabeça tratando-se de Marketing Digital. Eles começaram a trabalhar todos os públicos, interno e externo de maneira muito assertiva, trazendo eles para a conversa e escutando suas necessidades, de forma que, agora, todo o material e conteúdo que produzem é tomado como referência.

Eles evidenciarem tudo o que acontecia dentro da empresa, a partir de seus canais de tração, e transformaram a imagem institucional extremamente transparente, passando assim, muito mais confiança para todos os stakeholders em que estabelecem contato.

O principal foco, em qualquer estratégia para B2B, é trabalhar e nutrir os leads captados. Trazer um conteúdo que envolva eles e converse com o mercado em que atuam. Assim, é mais fácil de passar credibilidade sob a sua empresa e mostrar para o outro lado que você sabe o que ele precisa. E não esquecer que após todo o processo de compra, existe a pós compra, e o relacionamento continua. É sempre mais barato manter seus clientes do que ir atrás de novos.

*Por Diego Carmona, fundador e sócio da leadlovers, plataforma de automação em marketing digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.