Mais lidas
1

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Como a Internet das Coisas pode contribuir com o marketing digital?

O profissional de marketing digital também precisará renovar suas tradicionais pautas para continuar atendendo demandas e expetativas do público.

Ricardo Inforzato
11:07 am - 11 de julho de 2019
Shutterstock

Você já deve ter ouvido falar que no Brasil temos mais celulares do que pessoas, certo? Sim, é verdade. De acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o país extrapolou a marca de um smartphone por habitante e conta com 220 milhões dos chamados celulares inteligentes ativos.

Estamos cada vez mais conectados, e os telefones móveis têm sido o meio mais utilizado para isso. De acordo com a PNAD Contínua TIC 2017, pesquisa domiciliar realizada pelo IBGE, o percentual de domicílios que utilizavam a internet subiu de 69,3% em 2016 para 74,9% em 2017. No período, a proporção de casas com telefone fixo caiu de 33,6% para 31,5%, enquanto a presença do celular aumentou de 92,6% para 93,2% nas habitações.

E não são apenas os celulares que estão conectados. A chamada Internet das Coisas (IoT), que podemos definir como a conexão digital de objetos do dia a dia com a internet, tornando esses objetos “inteligentes”, tem se destacado nesse planeta cada vez mais interligado.

De acordo com a consultoria Gartner, o mundo estará conectado a 25 bilhões de dispositivos até 2021. Sua geladeira, suas roupas e os produtos que você compra no supermercado vão fazer – ou já fazem – parte dessa conexão. No dia 26 de junho, aliás, o governo brasileiro publicou um decreto que instituiu o Plano Nacional de Internet das Coisas, com o objetivo de fortalecer a tecnologia no país.

IoT e dados

Partindo do princípio que uma conexão pode gerar dados, acredito que a IoT será uma forte oportunidade para as marcas e novos negócios. Afinal, trata-se de uma grande massa de informações sobre o consumidor que pode transformar a estratégia do negócio e até de um segmento de mercado inteiro. E como a presente revolução digital tem mostrado, se você não adapta seus negócios ao perfil do novo consumidor, a sua empresa tende a ficar para trás, ou simplesmente “quebrar”.

A boa notícia é que se existe alguém com capacidade para analisar essa enxurrada de dados, extrair tendências, traçar novos perfis de clientes, identificar preferências do consumidor e elaborar novas estratégias para atender as demandas do público, esse alguém é o profissional de marketing digital.

Os eletrodomésticos também estão revolucionando as relações entre marketing e consumo. Em um refrigerador inteligente, você pode digitar sua lista de compras e ele analisa quais itens estão faltando. Assim, ele consegue, caso esteja cadastrado numa loja virtual, solicitar remotamente a reposição desses itens, emitindo sozinho um pedido de compras. Esse tipo de IoT está revolucionando as relações de consumo e o marketing.

Outra aplicação está relacionada à experiência do cliente. Um estudo da Gartner, que listou as dez principais tendências de IoT para 2023, apontou que o número crescente de interações ocorrendo entre os dispositivos obrigará as empresas a repensarem a experiência dos usuários – para quem tem o objetivo de criar vivências positivas com produtos e serviços, é claro.

O levantamento também identificou a Inteligência Artificial aplicada à IoT como tendência para a transformação dessa grande massa de dados. Ora, sabemos como a Inteligência Artificial combinada à tecnologia de machine learning tem contribuído na interação com o consumidor.

Por fim, penso que a grande massa de dados gerada pela IoT é uma oportunidade para revermos as estratégias de produtos e serviços de forma mais analítica e inteligente, além de pensar em uma nova e completa experiência para clientes cada vez mais exigentes.

Mas lembre-se: também precisamos ficar atentos à privacidade e ao uso responsável dessas informações, pois esse consumidor cada vez mais engajado não perdoará deslizes.

*Ricardo Inforzato é diretor de Planejamento e Estratégia da agência de Marketing Pílula Criativa.

Tags:
gerenciamento de dados
internet das coisas
IoT
marketing digital
Em alta

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados