Cinco jogos que levam referências do mundo real para o virtual

Os desenvolvedores da indústria gamer estão usando experiências do mundo real para otimizar o engajamento dos consumidores

Author Photo
12:49 pm - 31 de março de 2019

De Pac-man a Mario Bros., a indústria dos videogames já emplacou inúmeros sucessos que ultrapassaram os limites da tecnologia, ganharam as ruas e hoje fazem parte do estilo de vida de milhões de pessoas. Por outro lado, referências em jogos recentes provam que os desenvolvedores de jogos também estão atentos ao que acontece no mundo real e têm usado isso a favor do virtual.

A interação entre comunidade de jogadores e estúdios está cada vez mais rápida e direta, facilitando a troca de informações, feedbacks e sugestões. Conhecer bem seu público, acompanhar tendências e inseri-las de alguma forma no ‘gameplay’ de um jogo, é uma maneira dos desenvolvedores se aproximarem dos jogadores, ampliarem o engajamento e, claro, divertirem os fãs.

Confira cinco jogos que fazem referências ao mundo real em seus ‘gameplays’ por meio de selfies, memes, dancinhas e até pedidos de casamento:

1) Mortal Kombat X – Uma das séries mais famosas da indústria dos games, Mortal Kombat entrou na onda das selfies em 2015, quando a personagem Cassie Cage ganhou um ‘fatality’ em que, logo após finalizar seu adversário com um golpe brutal, pegava o celular, tirava uma foto e postava em suas redes sociais. É possível, inclusive, ver os comentários de outros lutadores do jogo na postagem de Cassie.

2) Marvel’s Spider Man – Um dos mais famosos super-heróis de todos os tempos também se mostrou adepto das selfies. Em Marvel’s Spider Man, de 2018, os jogadores podem aproveitar os cenários incríveis do jogo e utilizar o “Modo Foto” para registrar cada momento. Também é possível caprichar nos filtros, incluir efeitos, alterar a intensidade da luz e até mesmo mudar a expressão do personagem.

Outra referência de Marvel’s Spider Man ao mundo real viralizou como ‘o Easter Egg mais triste do mundo’. Isso porque um fã da série pediu aos desenvolvedores, via Twitter, que colocassem no jogo um pedido de casamento seu para a namorada, Maddie. O pedido foi atendido, mas, poucos dias antes do lançamento do jogo, Maddie decidiu encerrar o relacionamento.

3) Fortnite – Lançado em 2017, o jogo do gênero battle royale fez muito sucesso pelo seu gameplay, mas também por suas “dancinhas”, inspiradas em filmes, memes e vídeos da internet. No game, os jogadores podem comemorar as vitórias com várias coreografias famosas, como as chamadas Reanimated, Ride The Pony e Disco Fever, inspiradas, respectivamente, em coreografias de Michael Jackson, Psy e do filme “Os Embalos de Sábado à Noite”.

Em fevereiro deste ano, Fortnite também foi palco para uma apresentação virtual do Dj Marshmello. O show teve duração de 10 minutos e chegou a ter 10 milhões de jogadores simultâneos.

4) Zueirama – O jogo brasileiro ainda nem foi lançado oficialmente e já chamou a atenção do público por inúmeras referências a memes, músicas e personagens reais. Repleto de humor, faz uma sátira ao atual momento político do país e tem como protagonista Zoinho, um menino que precisa acabar com o vilão Sargento Sádipo.

5) APEX Legends – Recém-lançado, Apex Legends se tornou um grande sucesso em muito pouco tempo. O jogo do gênero battle royale se passa em um ambiente futurista, mas também apresenta referências ao mundo real, como quando um personagem comemora a vitória com uma dança bastante parecida com o famoso passo Moonwalk de Michael Jackson.

*Felipe Oliveira é gerente de Produtos da 2AM, marca de notebooks e desktops gamers. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.