Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
  • Home >  
  • Notícias

A Inteligência Artificial no Varejo

Com foco no consumidor a inteligência artificial tem ajudado empresas dos mais diferentes segmentos a se relacionar com seus clientes.

*Felipe Samy
14:11 pm - 21 de novembro de 2019
Shutterstock

Estamos chegando em 2020, e muito antes de entrarmos no “ano do futuro”, a Inteligência Artificial já havia se tornado uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Com foco no consumidor, essa tecnologia tem ajudado empresas dos mais diferentes segmentos a entender e antecipar o comportamento e os desejos do cliente. Os carros ainda não estão voando, mas a inovação tecnológica mudou completamente muitos dos nossos hábitos. Afinal, hoje, pouquíssimas pessoas conseguem viver sem um smartphone do lado, não é mesmo?

O mobile tem sido peça-chave no relacionamento das marcas com o consumidor. Posso apostar que depois do WhatsApp você começou a mandar mais mensagens de texto. Esse é um bom exemplo de como o comportamento do consumidor muda de acordo com a evolução da tecnologia. A Inteligência Artificial transformou a jornada de compra do cliente e no varejo, e essas mudanças acabam impactando diretamente as vendas. Em 2018, 70% dos consumidores já estavam utilizando IA na busca por produtos e serviços, segundo especialistas.

Hoje, 95% dos consumidores pesquisam online antes de decidir em qual loja física comprar; 87% deles checam online se a loja física possui o produto que querem adquirir; e 94% do dinheiro ainda é gasto em lojas físicas, segundo dados do Google. Por isso, a presença online é tão importante para as empresas, independente do tamanho. O seu negócio precisa aparecer nas buscas do potencial cliente.

O uso da Inteligência Artificial para direcionar a pesquisa online já se tornou natural na jornada de compra. Ainda segundo o Google, nos últimos anos houve um aumento significativo nas buscas pelo termo “perto de mim” – algo em torno de 70%. Já entre 2015 e 2017, as buscas mobile por “aberto” + “agora” + “perto de mim”, cresceram mais de 200%.

Seja um pequeno comércio de bairro ou uma gigante em seu segmento, todos os negócios do setor precisam se adaptar às transformações digitais para não perder as vendas. Se antes o consumidor já exigia relevância e imediatismo nas buscas, hoje, ele está cada vez menos disposto a esperar e, principalmente, a perder tempo. O uso de algoritmos de Inteligência Artificial pelas empresas está se tornando um ingrediente essencial na receita de um resultado satisfatório. O potencial cliente precisa encontrar o produto que deseja em uma busca rápida no Google e, mais do que isso, encontrá-lo independente de onde ele esteja.

Com essa tecnologia, é possível orientar o neoconsumidor sobre o que comprar e onde comprar. É de extrema importância educar o pequeno varejista sobre a relevância do digital para o negócio para que não fique parado no tempo.

  • Disponibilize seu catálogo de produtos em seu site (mantenha atualizado);
  • Tenha iniciativas de campanhas regionalizadas em redes sociais;
  • Mostre aos consumidores onde comprar os seus produtos (lançamentos);
  • Valorize seus parceiros comerciais, principalmente os distribuidores que atendem o varejo de vizinhança.

Com o uso de um localizador de produtos que utiliza IA, é possível favorecer o varejo nas duas pontas: melhorando a experiência do cliente online-to-offline e ajudando as empresas no lançamento de produtos, engajamento com consumidores, prospecção e análise de mercado, além de direcionar o investimento em campanhas de forma mais assertiva, tornando as ações de lançamento até 30% mais eficientes. Ferramenta como o Google My Business tem esse foco e vem ajudando muito no crescimento online do varejo de vizinhança. Hoje, quem facilita o processo de compra ganha a preferência dos clientes.

*Por Felipe Samy, CMO da Gofind.

Tags:
inteligência artificial
Mobile
smartphone
Brandspace por Trackage

A Trackage e a renovação tecnológica do mercado logístico

Diante da necessidade de ter um controle maior sobre todas as operações, os gestores logísticos andam buscando cada vez mais soluções baseadas em tecnologia, e a empresa aposta firme nessa nova tendência do setor.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados