A importância do planejamento antecipado para as vendas de fim de ano

O final da temporada de compras já começou para os varejistas online e se eles não se prepararem correm grande risco de perder para a concorrência.

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10:31 pm - 08 de dezembro de 2019

O final da temporada de compras já começou para os varejistas online e, se eles não prepararam suas estratégias de alta temporada a tempo, correm grande risco de perder para a concorrência. Compartilho algumas recomendações que podem ajudar as empresas online a ter uma temporada de fim de ano bem-sucedida.

Invista em um excelente serviço ao cliente

Os varejistas devem aproveitar as compras de fim de ano para oferecer o melhor serviço possível aos clientes. Isso exige planejamento, e muitos se preparam com vários meses de antecedência para determinar a maneira mais eficaz de usar o big data, simplificar a navegação do site e criar experiências para mostrar, da forma mais intuitiva possível, os conteúdos relevantes. Além disso, é importante não esquecer os cartões-presente e a opção de acompanhar as remessas das lojas físicas. Para atender a essas demandas, os varejistas devem usar a personalização com base no local onde o cliente está, para garantir que não estejam fazendo ofertas regionais para compradores que não estão perto de uma de suas lojas.

Atenção ao que é prioridade

Varejistas são pessoas ocupadas e, portanto, precisam ser organizados e saber priorizar. Do pedido de inventário à pesquisa de tendências de mercado, treinamento de equipe e planejamento de eventos na loja, tudo deve ser muito bem estudado. Isso também significa reconhecer que, embora algumas responsabilidades sejam mais agradáveis ​​do que outras, todas elas devem ser priorizadas para administrar um negócio bem-sucedido. A programação de prazos pode ajudar os varejistas a manterem o foco, eliminando tempo adicional gasto em tarefas que não merecem tanta atenção.

Não se esqueça do marketing

O marketing é da maior importância para se preparar para esta temporada. Uma ação essencial é ter sempre à mão os preços praticados pela concorrência, para que você possa oferecer as melhores ofertas para seus clientes. Por outro lado, esta é uma época do ano em que você não deve ter medo de gastar. Para muitas empresas, os orçamentos de marketing tendem a aumentar. Planeje seu orçamento com antecedência e use o dinheiro que você reservou para esta temporada. Você também não deve se esquecer da aquisição de clientes. Esta é a estação em que seus canais receberão muito mais tráfego do que o habitual; portanto, é fundamental criar um banco de dados especialmente para o período.

Melhore a logística, ela vale ouro

Este é o momento exato também para a sua empresa revisar seus métodos de envio de produtos. Um exercício interessante é se perguntar: “Minha logística é confiável?”. E outra: “Recebemos muitas reclamações sobre o envio?”. Mesmo se você estiver completamente satisfeito com as configurações atuais de remessa, a temporada de fim de ano é o momento ideal para se comunicar com os clientes, confirmar datas de entrega antecipadas e obter informações importantes para poder trabalhar bem em seu site, e-mail marketing e campanhas nas redes sociais.

Treinamento de pessoal é tudo

As lojas gastam muito dinheiro para permanecer no mercado, portanto, ter pessoal treinado é fundamental. Como empregadores, precisamos treinar nossos funcionários para que eles possam ser os melhores embaixadores de nossa marca. Os varejistas que reconhecem o valor de seus funcionários e os treinam regularmente são os que alcançam o sucesso. O pessoal deve ser treinado em todos os níveis, desde procedimentos operacionais até atendimento ao cliente. É a única maneira de obter excelentes resultados em termos de vendas.

Site amigável, o seu melhor amigo

Para estar preparado para a árdua competição de vendas de final de ano, os comerciantes online devem garantir que seu site seja amigável ao cliente. Os consumidores fazem boa parte de suas compras por redes sociais e via mobile – por isso, exigem páginas de fácil navegação. Portanto, não perca tempo e avalie se sua versão online é amigável, intuitiva e, o mais importante, responsiva, ou seja, se seu site se adapta à telinha dos smartphones. Os principais itens a tomar nota são: o quão eficiente é encontrar um item no site (ou no app), quanta informação sobre o produto precisa estar acessível na barra de rolagem e a jornada do checkout, momento crítico para qualquer e-commerce.

Agradeça aos clientes existentes… sempre!

Cliente gosta de ser bem tratado e, sempre que possível, mimado! Especialmente aquele que é leal a uma marca ou loja. Algumas maneiras simples de mostrar o quanto essa lealdade significa é por meio de e-mails personalizados ou convites para atividades divertidas, de preferência com desfecho promocional. O bom cliente merece reconhecimento! Nesse quesito, as redes sociais são um canal rápido para atingir compradores contumazes e (o que é ainda melhor) também permitem concursos temáticos de fim do ano, além de democratizarem rapidamente as novidades da marca e os descontos da temporada.

Missão: prevenção de fraudes

Eis um ponto muito importante, que deve ser prioridade o ano inteiro, e mais ainda na temporada de compras de fim de ano. Esta é uma época propensa a ataques de phishing e cibernéticos, cujo objetivo é roubar informações pessoais e financeiras dos clientes. A Black Friday, por exemplo, é um dos melhores momentos para os criminosos cibernéticos, pois o volume de negócios online aumenta significativamente, e muitas empresas insistem em não dar a devida atenção a atividades suspeitas na rede. O lojista consciente deve investir em uma plataforma de pagamento segura, dotada de sistemas antifraude altamente avançados, para fazer o fim de ano mais feliz para si mesmo e, principalmente, para seus clientes.

Vendas em alta, estoque idem

Last but not least, o varejista precisa estar preparado para as compras de final de ano também em termos de estoque – principalmente se o potencial de vendas online for maior do que o de vendas offline. Se é impossível prever a demanda, é mais do que possível se preparar para o melhor-pior cenário. Fique atento à queda de estoque dos produtos que você considera o core business de sua loja. Porque, provavelmente, serão eles os responsáveis pelo sucesso ou fracasso da sua estratégia de fim de ano. Se você é um artesão, isso significa criar tantos produtos artesanais quanto prevê vender. Para outros fornecedores, como lojas de roupas, por exemplo, isso significa encomendar produtos adicionais de seus fabricantes ou produzir muito estoque antes do início da temporada de vendas.

Este é um período excepcional para quem vende e, por isso mesmo, pode ser bastante estressante. Mas preparar sua empresa para ser bem-sucedida e lucrativa não precisa ser tão difícil. Minha recomendação final é que as empresas se comuniquem regularmente com seus clientes, principalmente na chamada pós-temporada, para criar vínculos mais fortes, demonstrar empatia, estabelecer um relacionamento saudável e, acima de tudo, entender suas necessidades. Só assim será possível formular um plano ainda melhor para o ano que vem e aumentar mais seus lucros.

*Por Lucas Medola, CFO do PayPal Latam

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