Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

A cidade que queremos no futuro depende das decisões que tomamos hoje

Na Ásia empresas como o grupo Alibaba estão investindo pesado no desenvolvimento de serviços que usam IA e IoT.

*Rubens Fernandes Gil Filho
18:12 pm - 15 de dezembro de 2019
Shutterstock

Enquanto no Brasil estamos caminhando com a implantação de soluções tecnológicas que colaborem com a mobilidade urbana e melhorem a qualidade de vida da população, na Ásia o futuro parece já ter chegado. Gigantes como o grupo Alibaba, por exemplo, estão investindo pesado no desenvolvimento de serviços que fazem uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, além de promoverem a democratização dos meios de pagamento. Embora o continente asiático esteja à frente do resto do mundo, a constatação é de que muito do que é feito por lá, já está em fase de estudos ou até mesmo de testes por aqui.

O desafio do Brasil em relação à Ásia é a velocidade com que as novas tecnologias são desenvolvidas. Percorrer Seul, capital da Coréia do Sul, e Tóquio, no Japão, é mergulhar num mar repleto de recursos tecnológicos que atendem às diversas demandas dos cidadãos. Seul tem um sistema que opera totalmente informatizado e integrado, que é utilizado por 91% da população. Há 15 anos, o município implantou uma nova política de tarifas e tornou a integração gratuita entre os diversos modais. A operadora de bilhetagem T-Money gerencia o sistema que integra o transporte público, bicicletas e táxis. O cartão de transporte T-Money, adquirido em caixas eletrônicos e lojas de conveniência, ainda é usado para compras em geral, a exemplo do que ocorre no Japão.

Já Tóquio possui a maior estação de metrô do mundo, Shinjuku, com mais de 200 entradas, muitas lojas subterrâneas e circulação de mais de 3.5 milhões de pessoas por dia. Os principais cartões de transporte na capital japonesa são o SUICA e o PASMO. Além de pagar por viagens nas modalidades de transporte público disponíveis, funcionam como meio de pagamento de uso geral. Com eles, pode-se adquirir bens e serviços, alugar lockers – os armários que existem em todas as estações para guardar pertences – e usar as vending machines espalhadas pela cidade. Essas máquinas que vendem água e refrigerante, entre outros itens, muitas vezes não aceitam débito ou crédito, mas aceitam sempre os cartões de transporte.

Na China, a sensação é de que tudo, em breve, funcionará por meio de Inteligência Artificial ou Internet das Coisas (OiT). No FlyZoo, hotel do grupo Alibaba, em Hangzhou, o hóspede faz o check-in, sobe ao quarto e pede room service sem falar com nenhuma pessoa, apenas por meio de robôs. A reserva e o check-in são feitos por app ou em totens digitais. Reconhecimento facial substitui as chaves, fecha as cortinas e controla o ar condicionado, tudo por comando de voz. O serviço de quarto é todo realizado por robôs, que além de entregar refeições e bebidas, também preparam drinks e sorvetes.

O reconhecimento facial, que até pouco tempo era coisa de cinema, também já pode ser visto no comércio dos grandes centros chineses. Já é possível pagar o almoço, comprar um tênis ou qualquer outra coisa, por exemplo, de forma rápida só por meio da leitura do rosto das pessoas.

Por aqui, temos uma grande oportunidade. No Rio de Janeiro e São Paulo, as duas grandes metrópoles do país, a integração de modais e o pagamento eletrônico já são uma realidade, mas o desafio é conseguir expandir para outras cidades e fazer com que os usuários adotem, cada vez mais, os serviços digitais. Pagamento com QR Code e reconhecimento fácil já estão em testes no transporte público.

A mobilidade é um dos pilares para a criação de Smart Cities e temos investido em tecnologia. Só na Grande São Paulo fazemos o gerenciamento de mais de 10 milhões de cartões BOM, cartão de transporte que integra 39 municípios da região metropolitana e que gera 4 milhões de transações diárias. O VouD, app que oferece informações em tempo real sobre trajetos e seus valores, além de permitir a recarga dos cartões de transporte, inovou ao lançar um canal para denúncias contra assédio.

Há muito ainda para ser feito, mas os avanços precisam ser baseados nas necessidades dos cidadãos que moram e trabalham nos grandes centros urbanos. São eles que sinalizam as mudanças que precisam ser feitas e a nós cabe mapear e entender esse comportamento. A cidade que queremos ser no futuro depende das decisões e investimentos que fazemos no presente. E a tecnologia é o meio para essa transformação.

*Por Rubens Fernandes Gil Filho, CEO da Autopass, empresa com foco em mobilidade urbana e que esteve numa expedição à Ásia no final de outubro.

Tags:
cidade do futuro
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados