7 motivos para considerar serviços de segurança como salvação do negócio

Segurança da informação não é uma área de responsabilidade de apenas uma equipe, mas sim de todos os colaboradores das corporações.

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12:07 pm - 10 de outubro de 2019

Segurança da informação não é uma área de responsabilidade de apenas uma equipe, mas sim de todos os colaboradores das corporações, sendo um elemento importantíssimo para os negócios da empresa. A Transformação Digital é a oportunidade para aumentar a produtividade e a maneira de como as corporações se relacionam com seus clientes, mas ao mesmo tempo que as organizações querem ser ágeis, este novo contexto traz novos desafios para a Segurança da Informação.

Além disso nos deparamos com a escassez de especialistas em segurança no mercado e a demanda por profissionais focados em segurança da informação aumenta cada dia mais. Um estudo do (ISC)² realizado em 2017, entrevistou mais de 950 profissionais da América Latina e revelou que até 2020 haverá uma falta de aproximadamente 185 mil especialistas em Segurança da Informação.

Aliado a estes dois elementos, devemos considerar que as soluções têm um grau de complexidade crescente e a monitoração tradicional de firewalls e outros dispositivos de maneira isolada não são suficientes para a identificação dos ataques que vem se sofisticando cada vez mais.

Nesse cenário, os serviços gerenciados de segurança da informação (MSS) tornam-se essenciais para que as empresas possam se focar em seu core business com a tranquilidade de ter seu ambiente protegido.

E quais seriam os benefícios de se contratar esta modalidade de serviço? Listamos alguns aqui:

  • Aumento da maturidade de SI – analisando o ambiente e os processos dos clientes, um MSSP contribui para melhoria da postura de segurança de toda a corporação. Através do acompanhamento de indicadores de performance e consequente sugestão de melhorias nos ambientes, a gestão de riscos se torna mais simples e acurada, o que facilita a tomada de decisão e report ao board da empresa.
  • Visão atualizada de novas ameaças e potenciais ataques – Um dos grandes desafios de um SOC (Security Operations Center) é ter informações rápidas sobre as nova ameaças e vulnerabilidades que surgem diariamente e em quantidades nunca vistas anteriormente. Uma equipe de Cyber Intelligence dedicada a coleta de informações de fontes públicas e privadas garantem a qualidade da monitoração de segurança.
  • Pronta resposta a incidentes – o serviço é desenhado de forma customizada por cliente, levando em conta suas características técnicas e de negócio. Com base nessas informações e em toda base de Cyber Intelligence a Etek NovaRed responde aos incidentes de segurança de forma rápida e precisa. A fim de utilizar as melhores práticas do mercado participamos do FIRST, uma organização reconhecida globalmente pela sua liderança em Resposta a Incidentes de Segurança. Junto ao FIRST e seus parceiros distribuídos mundialmente coletamos informações dos ataques em andamento e de medidas preventivas e de remediação.
  • Monitoração 24x7x365 – a equipe de MSS faz um monitoramento de segurança em tempo real com propósito de identificar ataques e incidentes de segurança, ameaças e vulnerabilidades no ambiente das empresas. Com base nos dados de monitoração, faz-se uma verificação de ações suspeitas e a tomada de ações de remediação. É possível verificar uma adequação do tipo de comportamento através de ferramentas e processos, seja com base no levantamento do cliente ou da provedora. Todas as ocorrências são armazenadas na base da equipe de Serviços Gerenciados para que seja possível elaborar planos de respostas a incidentes;
  • Minimização de riscos – A Etek NovaRed adota as melhores práticas de Segurança da Informação, monitora de modo contínuo o comportamento do ambiente dos clientes, acompanha as equipes de infraestrutura de TI, aplica atualização e patches e garante que as proteções estejam atualizadas – desde os endpoints até os devices físicos e virtuais (inclusive na Cloud). E está sempre alinhada com as novas tecnologias, certificações e normativas do mercado;
  • Aumento de produtividade – Na fase de implementação do MSS são levantados os serviços críticos dos clientes, informações sobre sua arquitetura tecnológica e seus processos de gestão de SI e TI. Com essas informações a Etek NovaRed assume a operação dos ambientes aplicando toda a sua inteligência de cyber segurança, garantindo a minimização dos riscos e permitindo que a equipe de SI dos clientes possa investir seu tempo em alinhamento com as áreas de negócio e com atividades estratégicas.

O que as empresas precisam saber antes de contratar MSS?

Os serviços de MSS podem ser contratados em modelos customizados, adaptando-se às necessidades de cada cliente. Os serviços podem contemplar toda a gestão de incidentes, atendimento a requisições de serviços, monitoração e todas as atualizações do ambiente de segurança. Em todas as modalidades um relatório periódico indica os maiores riscos e as sugestões de melhorias, apresentadas tanto para os públicos técnicos como para os executivos.

É importante verificar se o provedor escolhido para a implementação é especializado em Segurança da Informação, visto que esse tipo de serviço exige alta capacitação, infraestrutura world class incluindo ambiente de Disaster Recovery, conformidade com leis e certificação ISO 27.001. Tradição no mercado é outro aspecto muito importante porque quanto mais experiência mais eficiência. Não esqueça que os novos desafios do mercado tornam a gestão de segurança mais complexa e sua empresa deve estar muito bem preparada para isso.

*Por Adriano Galbiati, diretor de operações Etek NovaRed Brasil

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