Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

6 dicas para conduzir uma entrevista com um desenvolvedor

Conduzir uma boa entrevista com um desenvolvedor não é uma tarefa simples.

Por  *Fellipe Couto

12:12 - 20 de janeiro de 2020
Compartilhar
desenvolvedor

Se você trabalha na área de recrutamento e seleção de uma empresa de TI, sabe que conduzir uma boa entrevista com um desenvolvedor não é uma tarefa simples. Devem ser avaliados desde o conhecimento técnico necessário para uma vaga até a identificação com os valores e a cultura da empresa.

Além disso, encontrar esses talentos também não é algo simples: o mercado de Tecnologia da Informação apresentará um déficit de 290 mil profissionais em 2024, segundo previsão da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Portanto, o processo seletivo deve ser feito de forma bem otimizada, tanto para identificar os profissionais quanto para conquistá-los, já que muitas empresas estão disputando os melhores.

Pensando nisso, colocamos abaixo 6 dicas para você conduzir uma entrevista com um desenvolvedor. É importante fazer isso da melhor forma para atingir seus objetivos e contratar os melhores talentos para a empresa! Confira:

1. Faça perguntas técnicas por telefone
A primeira dica para uma boa entrevista com desenvolvedor é usar o telefone para fazer parte da avaliação. Esse canal é mais simples para o candidato, que não precisa despender tempo para ir até a empresa, podendo responder perguntas do processo de forma simples e rápida. Além disso, permite eliminar candidatos que não apresentam o preparo e conhecimento necessário para a posição avaliada.

2. Questione experiências anteriores
Outro fator que deve ser avaliado são suas experiências anteriores. Elas lhe ajudam a definir qual o perfil do candidato e se ele tem conhecimento suficiente para assumir a posição escolhida. Para te auxiliar nessa avaliação, é interessante ter a presença de um gerente de TI da empresa, que entende qual tipo de experiência e conhecimento são necessários para executar as atividades da posição.

3. Pergunte sobre suas expectativas
O próximo tópico a ser abordado numa entrevista com um desenvolvedor são suas expectativas em relação ao emprego buscado e à atuação na área de TI: quais atividades ele espera desenvolver e seus objetivos como profissional para o curto, médio e longo prazo.

Essa visão nos mostra o preparo e comprometimento do candidato. Busque aqueles que têm uma visão clara do que querem e objetivos que se assemelham às ambições da empresa.

4. Avalie seu conhecimento do mercado
Questione sobre as expectativas do candidato em relação ao mercado de TI, quais novidades e tendências ele acredita serem mais relevantes.

Isso mostra o quanto ele está atualizado sobre novidades e seu interesse em se manter informado — algo muito comum entre os melhores profissionais do mercado e uma característica que você deve buscar na área de TI, uma vez que ela está em constante mudança.

5. Entenda sua identificação com a empresa
Uma avaliação essencial para reduzir o turnover e não fazer contratações ruins é entender se o profissional tem fit cultural com a empresa.

Para isso, você pode desenvolver uma série de questões sobre sua atitude em relação a determinadas situações hipotéticas, que formem um questionário automático, ou então levantar os pontos da cultura na conversa pessoal.

6. Faça validação técnica
Por fim, não deixe de validar o candidato tecnicamente durante o processo. Essa deve ser a avaliação de suas habilidades e conhecimento, mostrando como ele pode trabalhar de fato.

Alguns exemplos de ações são:

  • avaliar seus trabalhos anteriores e portfólio;
  • avaliar suas contribuições open source;
  • avaliar interações com a comunidade de desenvolvedores;
  • propor análise de códigos com problemas;
  • programação em tempo real;
  • desenvolvimento de solução real.

A validação técnica deve sempre estar alinhada com as atividades que o profissional vai exercer. Use a ajuda dos gestores para identificar o que é essencial para a posição e qual seria a forma de validação mais indicada.

*Por Fellipe Couto, fundador da Vulpi, empresa especializada em soluções de RH Tech.

Load more