Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Vamos lá com esse MVP! Faz assim que vai dar certo!

O Mentor de Negócios tem papel crescente num ambiente como esse. Ele é um guia para o desenvolvimento de negócios, produtos e serviços

ABMEN
12:04 pm - 06 de abril de 2020

Vivemos há alguns anos  em um ambiente em que “qualquer boa ideia pode virar um grande sucesso”.

As startups, com seus ambientes horizontais e de baixa hierarquia, processos mais enxutos, rapidez de decisão e pivotagem, pouca ou nenhuma burocracia, força de trabalho apaixonada e hiperativa, chegaram para inovar! Como poderia não dar certo?

As ideias são muitas e os mercados ainda têm nichos inexplorados. Pequenos grupos que têm preferências ou necessidades especiais e que buscam tratamento diferenciado são mercados potenciais.

No rastro do fenômeno das startups, muita literatura foi produzida: métodos, cases de sucesso, análises, ferramentas – algumas inteiramente novas, outras adaptadas aos novos modelos.

Startups de grande sucesso cresceram utilizando esses conhecimentos e métodos. Algumas criaram suas ferramentas e metodologias; outras aproveitaram métodos e ferramentas, modificando alguns parâmetros para suas necessidades especiais. Afinal, TODA empresa tem necessidades especiais! NENHUMA é igual a outra, mesmo em ambiente idêntico. Sempre existem características especiais e diferenciadas.

E esse ambiente virou o maior negócio e criou um novo fenômeno: A “multiplicação de startups” via aplicação de receitas e “métodos” altamente restritos, em que para alcançar o sucesso “você tem de fazer ISSO!”.

Tudo isso em dois meses de incubação, mais dois de aceleração, alguns eventos, mentorias de 20 minutos e palestras com gurus e experts, que “revelam” como a “receita” pode levar os participantes à realização. Tudo dentro da “receita”: “Vamos lá com esse MVP!” Só pode dar certo, né…

Incubadoras e aceleradoras deixaram de ser curadoras de ideias, pessoas e planejamentos para ser um “atacado” de “Vamos lá com esse MVP”. Perderam o foco em construir, passaram a focar no “ganhar”. Colocam no mercado empresas que só tem departamento comercial.

Veja, negócios precisam escalar. Eu entendo perfeitamente. Só não acredito no modelo, pelo menos, não para auxiliar empresas a nascerem. Não creio que tratar todas as ideias e iniciativas com uma mesma “receita” vai fazer com que evoluam.

Não acredito que palestras de experts e gurus, junto com mentorias de 20 minutos no modelo “faça desta forma”, agreguem o conhecimento necessário ao empreendedor. Acredito sim, em um processo de transferência de conhecimento para que o empreendedor consiga tomar decisões de qualidade.

Sim, isso demanda tempo. Quanto tempo, vai depender de cada pessoa. É preciso conhecer os métodos para poder criar o seu próprio caminho. Nenhum método é definitivo. Nenhum caminho é garantia de sucesso.

“Vamos lá com esse MVP!” seria uma tremenda ação para o público de 16 a 25 anos! Criaria futuros empreendedores mais maduros. Mas não me convence como um processo de criação de negócios consistentes.

Os números podem falar das muitas empresas criadas com esse “processo”. Mas a observação é de que são empresas com data de validade que, com exceções, estão fadadas à constante “pivotagem” até que não existam mais caminhos a percorrer. Mas existem mudanças no comportamento das pessoas. Acredito que vivemos o início de uma era “Pós-startup”.

Aprendemos muito nesse período de “correria”. Já temos ambiente mais propício ao desenvolvimento sustentável. Ferramentas e métodos foram desenvolvidos. Novos modelos de administração tomam força. O pipeline cede espaço ao modelo de plataforma como principal sistema de criação e transferência de valor. Existe cada vez mais espaço pra criar.

Em paralelo, temos pessoas mais sensibilizadas com a necessidade de planejar e interessadas em aprender a fazer isso, buscando antes entender os comportamentos dos públicos. Uma grande cadeia de apoio já está formada e só precisa ser melhor utilizada.

O Mentor de Negócios tem papel crescente num ambiente como esse. Ele é um guia para o desenvolvimento de negócios, produtos e serviços; criando valor para toda a cadeia produtiva.

*Paulo Braga Prado é mentor de Negócios associado ABMEN, Diretor da By3 Comunicação+Desing, Conselheiro de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do RJ e Coordenador do RioInfo.

Comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da ABMEN – Associação Brasileira dos Mentores de Negócios

Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados