Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Um RH disruptivo é essencial para a empresa

Quando você pensa na área de RH de uma empresa, o que vem à mente? Apenas um centro de custo ou um centro de resultados?

ABMEN
14:04 pm - 18 de abril de 2020

Iniciei com essa pergunta, porque as pessoas, em sua maioria, pensam que a área de recursos humanos de uma empresa não pode ser inovadora e gerar resultados significativos. Não só pode, como é primordial ser disruptiva!

E o que seria isso? A inovação disruptiva tem um conceito diferente aqui. Ela transforma um setor ou um mercado existente por meio da simplicidade, da conveniência e da acessibilidade, em substituição à complexidade e ao alto custo.

A disrupção também envolve mudanças que alcançam toda a organização, desde a tecnologia na forma de conduzir o negócio até a relação com as pessoas e sobre como elas se organizam. Isso quer dizer que as empresas ou organizações disruptivas não se limitam à tecnologia, mas enxergam o alcance das mudanças no gerenciar pessoas, quer seja na cultura, nos valores compartilhados, nos sistemas de comunicação e até mesmo na definição dos papeis e nos deslocamentos até as equipes.

Uma empresa que tem como um dos pontos-chave da disrupção a área de RH consegue potencializar seu resultado, pois é nela, nessa área, que há o conhecimento das competências das pessoas, onde estão centralizadas todas as condições necessárias para avaliar, definir treinamentos e possibilitar o desenvolvimento do potencial humano.

O cenário atual exige competitividade. É importante que não esqueçamos de alguns aspectos: – A disrupção é essencial. Mais cedo ou mais tarde sua empresa ou organização será afetada por ela;

– Deve ser personalizada, ou seja, deve ser desenhada para seu negócio, customizada;

– Deve ser planejada pois não acontece de um dia para o outro, mas de forma organizada;

– Deve ser profissional, contando com metodologias, ferramentas e, principalmente, profissionais capacitados.

Agora, onde a ruptura com os padrões dos modelos de trabalho que norteiam o comportamento das equipes inicia? Essa ruptura deve começar no encontro do propósito do negócio. Definir objetivos estratégicos que refletem o porquê de a empresa estar no mercado é a essência da disrupção.

Estamos atravessando um momento crítico na existência humana. Quem imaginaria que, no momento da definição do seu propósito, atividade geralmente realizada no segundo semestre do ano, iríamos viver uma situação tão alarmante como essa, do COVID-19?

Arrisco dizer que nenhuma empresa foi capaz de mapear esse risco. Essa situação trouxe, de uma hora para outra, a necessidade de reformulação de todos os planos criados para este ano. Por que digo isso? Porque os objetivos estratégicos de um negócio são diretamente impactados pelo ambiente. Ou seja, diante de um cenário onde tudo mudou, onde novas variáveis surgiram, é preciso se remodelar.

O(s) objetivo(s) estratégico(s) ora redefinido(s) irá(ão) determinar como os processos do negócio deverão ser executados; o que, por sua vez, determinará quais competências os colaboradores da empresa precisarão adquirir para que ela tenha êxito na busca por seu propósito.

Paulo Alexandre, Consultor sênior da DOXA – Gestão Estratégica, Mentor de Negócios associado à ABMEN, é especialista em Análise de viabilidade de projetos de novos produtos e serviços e fontes de financiamento e fomento.

Comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da ABMEN – Associação Brasileira dos Mentores de Negócios

Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados