Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Tomada de Decisão – como desenvolvê-la?

Hoje falaremos sobre a competência que sempre foi e sempre será importante: a tomada de decisão.

Por  Bia Nóbrega

09:40 - 10 de novembro de 2020
Compartilhar

Você lida com as grandes decisões da mesma forma que lida com as pequenas?

Você está sempre afobado na hora de decidir?

As suas escolhas acabam trazendo problemas mais na frente?

Nos dias de hoje qualquer decisão é melhor do que nenhuma. Afinal, felizmente, entendemos que o erro é parte do processo, que ser vulnerável é ter coragem e que quanto mais rápido falhamos, mais rápido avançamos.

Todavia todos queremos e devemos tomar as melhores decisões possíveis, certo? Então vamos as três regras da boa tomada de decisão:

1. Conheça os seus objetivos

Esteja atento aos seus objetivos. Utilize-os como uma referência. Nunca tome uma decisão importante até que você saiba como isso afeta os seus objetivos de longo prazo.

2. Pause

Antes de fazer uma escolha, pare, pense e avalie a sua decisão. Será que a sua escolha vai me aproximar do que desejo?

3. Elimine a emoção

Nunca aja até analisar o seu “estado físico, mental e emocional”. Tome a sua decisão quando a sua mente e as suas emoções estiverem equilibradas e você se sentir bem fisicamente.

Além de seguir as 3 regras, se atente a 4 quatro ferramentas de tomada de decisão:

  1. Defina até cinco objetivos prioritários: o mundo está frenético e cheio de interferências que podem distrair e confundir você, dificultando na hora de reconhecer as melhores escolhas. Para superar tais dissonâncias, concentre-se em até cinco objetivos prioritários para você !
  2. Concentre o seu objetivo primordial: só há um objetivo número um. Escolha um dos seus cinco objetivos principais e lhe dê toda a sua atenção. As suas ações e decisões devem apoiar o seu objetivo número um.
  3. Detecte qualquer sobreposição de objetivos e decisões presentes ou futuras e elimine-as. Foque o que é significativo para você.
  4. Identifique as sinergias – Quando estiver em uma boa “maré de decisões”, esteja consciente disso. Celebre as suas realizações e se orgulhe da sinergia gerada pelas suas ações para salientar o seu trabalho e esforço.

Teste as regras, reflita e aplique as ferramentas.

Boas decisões !

Load more