Todos os processos da sua empresa precisam ser monitorados?

Especialista recomenda avaliar as ações voltadas para monitoramento dos processos nas empresas

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9:13 am - 05 de março de 2019

Novas tecnologias permitem que as empresas monitorar em tempo real suas operações em um grau de detalhe impensável há duas décadas. Empresas como a Natura e Alliar já têm seus centros de monitoramento de operação, mas a natureza das atividades monitoradas em cada uma destas empresas é bem distinta.

Possivelmente, quase qualquer detalhe da operação pode ser monitorado em tempo real. Apesar de tudo poder ser monitorado, porém, nem tudo convém. Além das questões de privacidade e do custo de monitoramento, é importante ter em mente que não todas as coisas têm a mesma importância. Umas são mais (as vezes, muito mais) relevantes do que outras. Assim, a questão que surge é como definir o que será monitorado e controlado?

Respondo esta pergunta com duas referências bem antigas: o método Du Pont de análise financeira e com o artigo da revista Omega. Eles sugerem a construção de uma rede de indicadores desenvolvida a partir do objetivo estratégico da organização. Os indicadores desta rede estão logicamente interligados e a rede na qual estão inseridos mostra como um indicador operacional afeta os indicadores táticos e estratégicos. Assim, o monitoramento da operação deve suportar o acompanhamento e análise desta rede de indicadores. Vamos supor que o objetivo geral da empresa seja maximizar a lucratividade.

Quais aspectos da operação devem ser controlados e como cada um deles afeta o resultado final – lucratividade da empresa? Este indicador de lucratividade pode (e deve) ser decomposto em partes menores. Esta decomposição é feita multiplicando e dividindo o indicador por um mesmo valor. No exemplo abaixo, isto foi feito três vezes usando a Produção, a Capacidade Produtiva, e o Ativo Fixo.

Fórmula 01

Perceba que o indicador de lucratividade foi decomposto em cinco indicadores: preço médio (Receita/Produção), custo médio (Custo/Produção), taxa de utilização (Produção/Capacidade) , produtividade do ativo fixo (Capacidade/Ativo Fixo)  e alocação de capital (Ativo Fixo/Inv total) . O impacto da variação da taxa de utilização na lucratividade depende do valor dos outros quatro indicadores da rede. Cada um destes novos indicadores pode também ser decomposto em novos indicadores. A taxa de utilização poderia ser decomposta em desempenho da produção (Prod Real/Prod Planej) , desempenho de vendas (Vedas/Capacidade) , e desempenho do planejamento da produção  (Prod Planej/Vendas).

Fórmula 02

Este processo de decomposição de indicadores pode seguir até o nível de detalhe operacional desejado.

Existe mais de uma forma de decompor um indicador. As utilizadas acima não são as únicas e diferentes alternativas poderiam ter sido utilizadas. A decomposição dos indicadores, e a consequente criação de uma rede de indicadores, deve levar em conta a estratégia da organização. Por exemplo, nas organizações que optaram por uma estratégia de inovação em produto, separar a receita entre produtos novos (lançadas a menos de 3 anos) e velhos faz mais sentido do que em organizações que competem por inovação de processo, baixo custo ou atendimento ao cliente.

Assim, antes de começar a criar indicadores para departamentos, grupos, funções e atividades, é importante entender qual o objetivo estratégico da organização e sua organização. Isso guiará o processo de construção de uma rede de indicadores e construção de sistemas de informação baseadas em tecnologias emergentes como Big Data, Internet das Coisas (IoT em inglês),  mobile e analytics.

Uma rede de indicadores de desempenho alinhada com a estratégia da organização irá naturalmente priorizar as operações que devem ser monitoradas. Se a estratégia adotada for a redução de custo, a rede de indicadores irá apontar a necessidade de monitorar o consumo de matéria prima e a produtividade da mão de obra. Se a estratégia for o tempo de atendimento, os indicadores sugerirão o monitoramento do tempo de processamento de pedido, o de produção e o de entrega.

Minha sugestão é que você tente construir uma rede indicadores para sua organização a partir da estratégia competitiva adotada.

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