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Sua empresa está retendo ou perdendo o conhecimento dos colaboradores?

Queria fazer um breve (ou grande!) alerta sobre a perda do conhecimento nas organizações, que vem acontecendo com frequência.

Por  Fernando Zaidan

14:22 - 8 de agosto de 2019
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Olá pessoal!

Queria fazer um breve (ou grande!) alerta sobre a perda do conhecimento nas organizações, que vem acontecendo com frequência. Formulei breves questões que devem ser refletidas, com os gestores e os responsáveis pela gestão do conhecimento. Dividi em dois grupos, as perguntas básicas e as avançadas.

Básicas:

  • As áreas críticas de perda de conhecimento foram identificadas?
  • Foram mapeados os processos críticos da gestão do conhecimento da empesa?
  • Foram modelados tais processos, utilizando BPMN, por exemplo?
  • Foi feita a identificação e descrição do papel dos trabalhadores (Mapa de Competências)?
  • Os conhecimentos dos funcionários estão disponíveis durante suas ausências?
  • Os funcionários têm acesso a uma base comum de informações?

Avançadas:

  • Existe uma forma sistemática de armazenamento das informações, bem como do conhecimento tácito?
  • As expertises que são coletadas e documentadas são transferidas entre setores?
  • As experiências obtidas em diferentes projetos podem ser usadas novamente, nos novos projetos?
  • Existem procedimentos padrões definidos para transferência de informação e de conhecimento, caso os colaboradores mudem de departamento?
  • Os novos funcionários são treinados para o procedimento de retenção do conhecimento?
  • Existe um gestor do conhecimento na organização (CKO – chief knowledge officer?
  • Foi implantada uma ferramenta de gestão do conhecimento que contempla os processos modelados?

Então, não é para desesperar, mas fica o alerta.

Grande Abraço,

Zaidan

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da IT Mídia
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