Serviços nas Nuvens

Author Photo
12:13 pm - 06 de novembro de 2015
Em um grande evento de TI em São Paulo, no fim de outubro, a British Telecom fez uma pesquisa entre a audiência de mesa redonda sobre nuvem. As respostas à pergunta “como você avalia hoje a adoção de serviços de nuvem na sua organização?” foram dentro do esperado: para 72% dos que responderam ela é incipiente, para 19% evoluída e para 9% inexistente. As repostas para a pergunta “quais são os obstáculos que impedem a adoção mais rápida da nuvem?”, entretanto, foram surpreendentes: para 58% dos participantes é a integração com os sistemas existentes, para 18% o modelo de negócios, para 13% custos e para 11% a segurança. 

Sabemos que a integração de novas tecnologias com base instalada e adequação da TI ao modelo de negócio atinge-se com serviços profissionais de consultoria e implementação. Isso reforça a nossa opinião de que, no novo mundo de cloud, os serviços serão muito mais críticos para o sucesso das revendas, VARs e integradores do que no tradicional mundo on premise!

Nesse novo mundo, o CIO é menos um técnico do que em estrategista comprometido com o desempenho da empresa. E, em relação à tecnologia, atua mais como um broker. Ele não precisa necessariamente dominar as tecnologias capazes de promover o desenvolvimento dos negócios de sua organização. Precisa, sim, ter parceiros confiáveis que possam fornecer aquilo de que ele necessita, da maneira mais ágil, flexível e econômica possível – desafios aos quais a nuvem vem responder.

E que intensificam, também, o que chamamos de “o dilema dos canais”: ter que oferecer soluções completas de vários fabricantes e tecnologias para seus clientes cada vez mais exigentes, mas para tal ter que fazer pesados investimentos em equipes técnicas e na sua capacitação, que nem sempre estarão alocadas a projetos. Luxo este a que a esmagadora maioria dos canais brasileiros não pode se dar.

A saída do dilema passa pelo apoio dos fabricantes e dos distribuidores de valor agregado e, também pela aliança com outros canais. É um grande desafio para os nossos canais, mas uma oportunidade maior ainda.


Sergio Basilio é Diretor de Estratégia e Soluções de Cloud para a América Latina e responsável pela estratégia global de IoT da Westcon-Comstor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.