Ruas vazias, internet lotada

A nossa vida em tempo de coronavírus

Author Photo
9:58 am - 13 de maio de 2020
ruas vazias ruas vazias

Confesso que tentei, mas não foi possível evitar o tema do coronavírus. Além de ser o único assunto na TV, no rádio e nas mídias sociais nos últimos meses, a tecnologia tem sido um fator absolutamente essencial para a detecção, a contenção e a cura, esperamos, desta pandemia. Além de ser uma saída para ser mantida, pelo menos em parte, a atividade econômica mundial.

A identificação automática das pessoas contaminadas pelo vírus através de algoritmos de inteligência artificial que reconhecem padrões faciais das pessoas com os sintomas, assim como a medição automática da temperatura corporal por soluções de IoT são dois exemplos do valor da tecnologia nesta luta. O tratamento dos dados dos exames clínicos dos infectados com soluções de BI e IA auxiliaram a construção de protocolos para tratamento da doença, no seu início.

A internet tem sido, sem dúvida, a grande arma da sociedade para conter a doença. Centenas de milhões de trabalhadores em todo o mundo estão entregando normalmente suas tarefas profissionais de dentro de casa. Alunos seguem com a sua educação através das plataformas de ensino a distância de muitas escolas, colégios e universidades, de forma eficaz, quebrando paradigmas e resistências de pais e mestres. O uso de transações eletrônicas, ao invés da manipulação de dinheiro ou cheques mitiga o contágio.

No início da pandemia todos os viajantes que chegavam do exterior na Coreia do Sul recebiam um aplicativo para seu celular, de uso obrigatório, para monitorar a sua saúde e seus deslocamentos. Vimos ainda, na China, drones detectando a presença de pedestres sem máscara e orientando-os para irem para casa.

As pesquisas para desenvolvimento de vacinas tem usado a inteligência artificial para criar moléculas que simulam anticorpos para o COVID-19 ou para criar drogas que amenizem os sérios sintomas respiratórios.

Esta nova cepa do coronavírus é a maior ameaça a todos os seres humanos desde o fim da guerra fria e da consequente proliferação das armas nucleares. Países conseguem mobilizar em poucos meses milhões de pessoas para lutar uma guerra. Essa crise nos ensinou que temos que criar mecanismos mais eficazes ainda para mobilizar milhões de profissionais e equipamentos para enfrentar pandemias. A tecnologia da informação e comunicações sempre será uma poderosa aliada para lutar esta batalha do bem.

Se algo de bom pode ser tirado deste novo mundo em que estamos vivendo é que temos tempo para conviver com os entes queridos que moram conosco, que muito amamos e nem sempre damos a devida atenção. Aproveitem!

Sergio Basilio é Diretor Comercial da Synnex-Westcon Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.