Robotização na indústria

Com a chegada dela, pudemos criar robôs autônomos para realizar diversas tarefas do dia a dia de forma mais rápida e otimizada

Author Photo
9:05 am - 16 de maio de 2022

Com o investimento cada vez maior por parte das companhias em tecnologia e inovação, pudemos observar o mercado industrial passando por diversas transformações nos últimos anos. E todas essas mudanças foram muito favoráveis para a sobrevivência do setor, que pôde seguir se reinventando e incorporando novas ferramentas e soluções tecnológicas às suas rotinas e processos.

Atualmente, estamos passando pela Revolução Industrial 4.0, que traz elementos como automação industrial, inteligência artificial, Big Data, internet das coisas, computação em nuvem e diversas outras tecnologias capazes de aumentar a produtividade e agilizar e facilitar trâmites diversos.

Um dos artifícios tecnológicos que mais trouxe resultados positivos para a indústria foi a robotização. Com a chegada dela, pudemos criar robôs autônomos para realizar diversas tarefas do dia a dia de forma mais rápida e otimizada, como por exemplo, a captação de dados do ambiente, o deslocamento entre pontos sem precisar de suporte e a capacidade de reformular estratégias sempre que necessário, para ter sucesso nas tarefas.

Além dessas vantagens, os robôs ainda trabalham sem a interferência humana, realizam sua própria automanutenção, podem substituir o trabalho humano em situações de perigo, são capazes de aprender sozinhos, conseguem interagir com outras máquinas e softwares e realizar as tarefas de forma mais segura. Todas essas características acabam por reduzir os custos com mão de obra, manutenção, equipamentos de segurança, treinamento e qualificação.

De acordo com dados da a Federação Internacional de Robótica (IFR), em 2020 havia cerca de 2,7 milhões de robôs industriais operando no mundo, sendo que o Brasil era responsável por mais de 270 mil deles. Esses dados são muito significativos e apontam para o tamanho desse mercado, que só deve crescer nos próximos anos, conforme os avanços tecnológicos forem permitindo o desenvolvimento de ferramentas mais inovadoras e benéficas para a indústria.

Outro dado colhido a partir de um programa-piloto realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com 43 empresas de 24 estados, aponta que as tecnologias possibilitam aumentar em 22% a produtividade de indústrias de todos os tamanhos.

Ainda que o custo de investir nesses tipos de recursos seja elevado, acaba se mostrando muito benéfico a médio e longo prazo, pois possibilita que as empresas aumentem suas produções de maneira intensa e veloz e cortem gastos, que podem ser direcionados para outros setores e ações. A robotização da indústria é um movimento que já está acontecendo há algum tempo e tem sido essencial para a evolução e crescimento dos negócios. Quem não se atentar a isso, deve ficar para trás nessa corrida, tendo enormes prejuízos e perdendo seu lugar no mercado.

* Gustavo Caetano é fundador da Sambatech e Samba Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.